Filosofia Moderna.

 

É possível conhecer Deus, por intermédio da razão, essa pergunta não é apenas moderna, mas, sobretudo medieval. Foram várias tentativas de respostas por diversos caminhos e Escolas.

A epistemologia do pensamento medieval não foi definitiva.  A escolástica esgotou seu limite de análise.  Santo Tomás de Aquino no uso adequado da Filosofia de Aristóteles, procurou  formular as provas da existência de Deus, usando recursos da materialidade do método causa e efeito.

No entanto, no mundo moderno, sobretudo, depois do racionalismo e do desenvolvimento da Filosofia Crítica de Kant, mais tarde com o materialismo histórico de Karl Marx, a introdução também do método dialético de Hegel, é mais perto do século XX, a formulação do pensamento de Nietzsche.

Deus uma hipótese desnecessária, o materialismo e, sobretudo a ideologia liberal, interessava ao Estado Moderno, no sentido de combater a política e a religião do Antigo Regime fundamentado numa ideologia teocrática.

Para o nascimento da nova mentalidade política, foi necessariamente obrigatória uma nova Filosofia, cujo espírito científico servisse essencialmente a iniciativa privada.

Para tal mudança foi necessário em primeiro lugar a realização da desagregação da cristandade, primeiro passo, a reforma protestante, que foi antes de tudo um movimento político, necessariamente ligado ao renascimento cultural.

 Surgiram naturalmente novas questões, no sentido mais complexo delas. A burguesia interessada na criação da nova mentalidade, a serviço naturalmente de seus interesses econômicos.

Ela entra em ação e caracteriza a mentalidade moderna, definindo conseguintemente o novo Estado, na destruição do Antigo Regime.

Em aspectos gerais, associam-se ao renascimento as mudanças, políticas, filosóficas, dando as referidas os seguintes valores: antropocentrismo, racionalismo e individualismo.

O antropocentrismo superou a visão teocrática do Antigo Regime, o racionalismo a visão metafísica o individualismo a introdução de uma concepção liberal da sociedade produtiva.

René Descartes é fundamentalmente um dos fundadores da filosofia moderna. Ele fez uso da dúvida metódica, chegou a celebre conclusão: Penso, logo existo.

Seu método da dúvida crítica abalou profundamente o edifício do conhecimento filosófico de sua época e ao longo dos anos constituiu-se na base filosófica para destruição não apenas do cosmo grego Antigo, mas, sobretudo do cosmo medieval teocêntrico.

Edjar Dias de Vasconcelos.