Filosofia e Políticas Educacionais

Mauro Lúcio Batista Cazarotti

Aluno de Pós Graduação Latu Sensu – ESAB/Espírito Santo-ES

 

Discuta um ou vários parágrafos do módulo de Filosofia e Políticas Educacionais ou do material de leituras complementares e faça seu comentário, citando o módulo/texto escolhido e aprofundando o tema com suas reflexões e leituras próprias de outros autores que tenham algo a contribuir para o debate. Não se esqueça de apresentar as referências ao final do trabalho e de seguir, o máximo que o sistema permitir, as normas constantes do Manual de Monografias da ESAB.

Parágrafo escolhido:

“Está certo que a filosofia não acaba com as injustiças e não basta termos uma Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente decretados para os termos realizados em ação”. Mas já é alguma coisa. Como dizia o famoso educador Paulo Freire, que, como todo bom educador, não estabelece grande diferença entre a educação e filosofia: “a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa”.

Diante do trecho exposto pelos autores, não demonstra que somente a inspiração em dizer que o conhecimento fará alguma cois apositiva a todos que não irá ocorrer isso, a forma de educação atual está voltada cada vez mais para uma formação profissional, do que propriamente dito de sociabilidade humana, onde o fator humanidade é deixado de lado por aspectos profissionais, e não bastam apenas termos direito e buscar pelas igualdades e lutas se não nós internalizar que temos que crescer mais cocientes de nosso papel na educação, e assim formar tutores de educação com aspecto de formar cidadãos mais conscientes em toda forma de pensar e agir, assim como dizia Paulo freire no trecho.

                                                                               

                                                                               “a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa”

 

Já dizia em forma diferenciada sobre a educação está voltada mais para outro campo do que para o saber, mas o mundo veem uma necessidade de mudar este aspecto pois a carência de bons alunos deve também a forma de como os educamos, assim os mestres , desde a forma mais primitiva, nos primórdios do inicio na educação até o máximo da e3ducação que um ser humano pode chegar, assim se melhorarmos , seremos capazes de formarmos cada vez mais cidadãos com um grau de consciência maior.

Conforme dizia Burruhs Frederic Skinner;

"A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido."

Assim uma forma cada vez de pensar e agir, refletindo sobre este tema, nos remete a certos pensamentos como descreve ;

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

 

Como já dizia Bertrand Russell;A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Uma vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos. A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal.

Portanto, nós refletimos a pensar que, o importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valo