René Descartes foi muito feliz em pronunciar a frase: "O bom senso é a melhor coisa dividida no mundo".  Isso porque até os mais difíceis de se satisfazerem se julgam bem dotados de bom senso.
na vida nos defrontamos com muitas situações em que não fazemos a mínima noção de como agir. Problemas políticos, econômicos e sociais são, muitas vezes, resolvidos a ferro e fogo, ou simplesmente são esquecidos.
Num mundo onde moral e ética são construídos no convívio familiar fica até muito subjetiva a maneira como é passado para as pessoas o tal do senso crítico.
Quando julgamos uma situação damos a ela um peso, ou seja, fazemos com que seja vista pelas pessoas de modo que levem-nas a acreditar que aquilo é certo ou errado.
Na verdade, o que Descartes quis dizer é que todos n´s julgamos ter bom senso e esquecemos que o próprio senso crítico nos indica a hora certa de tomarmos uma atitude frente a um problema.
O certo é que uma coisa é julgarmos que temos bom senso, outra coisa é colocar em prática esse estilo de vida, que nos torna mais práticos e, talvez, mais justos, e não adotá-lo apenas para garantir um lugar quentinho no céu.