FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

ELIZABETH DOS SANTOS VAZ

RESUMO


Este trabalho busca definir a palavra filosofia, dando ênfase que a mesma sendo grega e composta de duas: philo e Sophia. Portanto ela significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. "A Filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama o conhecimento, o estima que a também que a procura e respeita". De forma analógica pode assim conceituar a filosofia da Educação como um conjunto de idéias que nos define como é a educação destacando a relevância em compreender a filosofia da educação como sendo uma ciência e sua objetividade. Nessa concepção a escola conceda o diálogo, possibilidade de contestação, possibilidade de discussão e mais ainda que o indivíduo chegar ao consenso, ao tinge esse patamar que é o seu papel com sociedade.

Palavras-chave: Estado de espírito. Concepção analógica. Diálogo. Ciência.


1.O PAPEL DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

1.1 O que é filosofia da educação?

A palavra filosofia é grega, sendo composta de duas: philo e Sophia. Philo e derivadas de a primeira, que significa; amizade, amor fraterno, respeito pelos iguais e a segunda que é sophia quer dizer sabedoria.Portanto filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Pode-se definir de acordo com (CHAUÍ, p.190), que: "Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e respeita". Deparamos algumas vezes com pessoas falando de suas concepções de vida descrevendo as como, "essa é minha filosofia de vida". Diante deste enunciado, pode-se pensar que o autor desta frase está fazendo referencia a um conjunto de idéias mais ou menos coerente que regulam seu modo de viver e enxergar o mundo, também dá referencia ao seu comportamento moral, a sua ética, o que considera certo ou errado, belo ou feio, ou seja, é uma concepção formada em sua ótica de leitura do âmbito geral da vida e a como a defini. De acordo com SAVIANI, (2000, p. 45):

Acontece, porém, que a comunicação dos homens entre si e com as coisas estabelece relação que se bastam a si mesmas. Não se trata, pois, de se utilizar um elemento pra se chegar a determinado objetivo, nem do reconhecimento da liberdade, ou de apreensão da realidade objetiva do ponto de vista da veracidade. Trata-se de um significado intrínseco à própria relação (domínio estético).

A filosofia educacional consiste em propiciar, por meio do ensino, o amadurecimento da pessoa, com o objetivo de fazê-la definir sua própria vida, tendo a consciência que tens o poder de decidir, ou seja, de fazer sua escolha, que a partir dessas escolhas poderá receber as conseqüências tanto de forma positiva ou negativa, isso se dá mediante a reação da escolha, esta reação à pessoa não pode escolher.

De forma analógica pode assim conceituar a filosofia da Educação como sendo um conjunto de idéias que nos define como é a educação.

1.2Na educação pra que serve a filosofia?

Na cultura de nossa sociedade considera que alguma coisa só tem razão de ser se tiver alguma utilidade imediata. A problemática nesta concepção é que no senso comum não consegue ver pra que a filosofia serve. Isso porque ele designa a pratica humana como práxis, por não ser uma prática mecânica, nem uma prática instintiva, mas é como um agir que ocorre exatamente em função de um significado, de um sentido que é teoricamente produzido, que é produzido pelo exercício de nossa subjetividade. E então ele quer dizer também que todo senso comum trás em seu seio um núcleo de bom-senso. Porque tudo que nos falamos ou praticamos no âmbito do senso comum é interligado por uma significação, mesmo que essa significação não seja explicitada conscientemente pelo sujeito. Na concepção de Gramsci a educação deve levar as pessoas do senso comum ao bom-senso. O bom-senso é a capacidade de entendimento da realidade, do conhecimento dos requisitos da ação de tal modo que o agir do homem tanto no âmbito individual, quanto coletivo, seja esclarecido pela consciência filosófica, ou seja, esse máximo de explicação dos sentidos que norteiam a nossa prática, para que ela não seja uma prática mecânica, instintiva ou uma prática totalmente condicionada como ocorre, por exemplo, dos demais seres vivos. O seu agir não é conduzido por significações intelectualmente elaboradas.

De acordo com MORIN, 2004.p.47

Como dizia magnificamente Durkheim o objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o "de criar nele um estado interior e profundo uma espécie de polaridade de espírito que oriente em um sentido definido, não durante a infância, mas por toda via".

Cabe a educação cultivar o bom senso, a consciência filosófica e consequentemente o exercício da reflexão crítica.

Quando se olha à educação, de modo geral, como processo formativo, é sempre essa idéia, que é de tradição da filosofia ocidental. É quando o individuo saí da pré-consciencia para a consciência e no caso da expressão do senso comum para a consciência filosófica, que é o papel formativo do desenvolvimento intelectual de todo ser humano.

O questionamento, ou seja, a indagação, entretanto, é que o senso comum não consegue ver pra que a filosofia serve. Já no bom-senso precisa das indagações filosóficas tem o intuito de aguçar o desejo de busca de correção e acumulo de saberes: isso não é ciência e sim questões filosóficas.

O processo formativo como se dá na escola que é a ideologia e eventualmente uma ideologia que se oponha a outra, isto é o que se pede da escola. A educação tende-se consolidar, sistematizar e reproduzir a ideologia, mas também fazer critica dessa ideologia tornando emancipadora à prática de cada um melhorando as condições reais da existência da humanidade. Diante deste cenário todas essas pretensões são embasadas a partir da existência da verdade. Portanto a verdade e o pensamento são procedimentos especiais partem de conhecer os fatos, relação teórica e pratica.

No entanto é interessante ressaltar que algumas coisas só tem razão de ser se tiver alguma utilidade imediata.

Todos os questionamentos que fazemos pra responder a vida ou situações da vida, como: Qual é o propósito da vida? Por que estamos aqui? De onde viemos? Pra onde vamos? É a filosofia quem formula e tenta responde essas questões.

1.3Porque é importante formar uma visão filosófica sobre a educação?

Percebe-se que na medida em que avança o estudo na filosofia educacional inúmeras são as questões que se assomam na mente humana e que essas pedem respostas objetivas, claras e verdadeiras. Reside aqui a importância de compreender a relevância da filosofia da educação, pois esta ciência objetiva-se em ajudar o ser humano a pensar e a organizar as questões e propor soluções para os desafios encontrado na sociedade uma prática educacional democrática em um mundo globalizado e saturado de informações que recebem de mídia, como quaisquermeios de comunicações e também de sua leitura de mundo a nossa volta e que estes precisam ser transformadas em conhecimento e este é revertido para o bem de um grupo ou de um seguimento da sociedade. De acordo com SAVIANI (2000, p.49):

Promover o homem significa torna-lo cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação a fim de poder intervir nela transformando-a no sentido da ampliação da liberdade, da comunicação e elaboração entre os homens. E para o conhecimento da situação, nos contamos hojecom um instrumento valioso: a ciência.

Quando as informações processadas na mente são colocadas em prática transformando em ação e por meio de ações reflexivas dando uma visão do que é conhecimento quando isso ocorre a educação quando baseado na concepção de Deweyano que a concepção de liberdade . "A educação do homem seria processo mediante o qual o homem desabrocha todas as suas potencialidades". (GODOTTI. 2001.p.17). Onde defende que a escola conceda o diálogo, possibilidade de contestação, possibilidade de discussão e mais ainda que o indivíduo chegar ao consenso, ao tinge esse patamar esta atinge seu papel com sociedade.

2. Referências Bibliográficas e complementares

SAVIANI, Dermeval, Educação: do senso comum a consciência Filosófica. -13 ED. Campinas, SP. Autores associados, 2000. – (coleção – educação Contemporânea).

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar e pensar, reformar o pensamento. 9 ED. RJ. Bertrand Brasil, 2004.

GADOTTI, Moacir. CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO: Um estudo introdutório. 12 ed. Ver. SP. Cortez. 2001.

__COLEÇÃO DOS GRANDES EDUCADORES. EDIC.

MARILENA Chauí: em: http://geocities.yahoo.com.br.Acessado em 15 de out 2004.