FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

                  Vânia Julião dos Santos[1][email protected]

                   Derly Nunes Pereira[2][email protected]

O campo da educação integra diferentes teorias pedagógicas, todas visando conduzir o educando ao conhecimento. Disso decorrem diversas discussões a respeito do método ideal de ensino (Como ensinar?), do conteúdo a ser ensinado (O que ensinar?) e da finalidade da educação (Por que ensinar?).

A disciplina filosofia da educação busca desenvolver o pensamento crítico do educador diante da diversidade dos métodos e objetivos educacionais. Ao mesmo tempo, almeja propiciar uma visão questionadora do mundo que permita superar as barreiras colocadas pelo senso comum, cujas concepções são fragmentárias e simplistas.

O pensar sobre a educação abrange uma série de questionamentos, o que é essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico. É possível levantar questões do tipo: O que é educação? O que significa um método educacional seguro?

Acontece que tais respostas também são diversas, isto é, dependem diretamente do contexto que fundamenta a nossa análise. No século XVII, por exemplo, Comenius, fundamentado no princípio filosófico empirista, definiu a educação em sua Didática magna como a arte de ensinar tudo a todos. Segundo esse princípio filosófico, a observação e a experiência são os melhores métodos para se alcançar o conhecimento. No século XVIII, a educação proposta por Rousseau em Emílio, ou da Educação integrou noções do desenvolvimento humano e o projeto político de um novo modelo de sociedade.

Logo, a filosofia da educação é uma disciplina que tem por objetivo o esclarecimento das teorias pedagógicas, ou seja, a elucidação da influência do contexto histórico e filosófico na elaboração das diferentes correntes e ideais da Pedagogia, uma vez que é da natureza da educação buscar fundamentos e orientações nas concepções oriundas das teorias filosóficas e sociológicas. Assim, a história do pensamento filosófico oferece os elementos necessários para pensarmos na educação, pois permite o reconhecimento dos problemas, dos métodos e das perguntas que marcaram os diferentes períodos da humanidade e, consequentemente, o pensar sobre a educação.



[1] Mestranda em Educação Holística.

[2] Mestranda em Educação Holística.