1 INTRODUÇÂO

 

A Filosofia é uma ciência que se preocupa com o pensar analítico e crítico a respeito de diversos assuntos do saber humano, incluindo-se, naturalmente, a Filosofia da Educação. A educação pode ser analisada sob diversos prismas, ou seja: Será que todos os que falam sobre a educação usam o termo no mesmo sentido, com idêntico significado? Dificilmente.                                            

 

Eduardo O. C. Chaves, 2004, ao abordar sobre “A Filosofia da Educação e Análise de Conceitos Educacionais” trabalha em torno de alguns questionamentos, tais como:

É a educação transmissão de conhecimentos?

É a educação preparação para a cidadania democrática responsável?

É a educação o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo?

É a educação adestramento para o exercício de uma profissão?

Há várias respostas dadas a essas perguntas e em sua maioria conflitantes, pois há a adoção de diferentes conceitos no que diz respeito à educação, o que traz um agravante para aqueles que ousam responder a essas perguntas. Por isso, é necessário que se faça uma profunda e sistemática reflexão sobre o que seja a educação, ou qual o conceito que se tem de educação.

 

A filosofia analítica da educação não discorre sobre o fenômeno educação, mas sim sobre o que tem sido dito acerca desse fenômeno pelos profissionais das diversas áreas que lidam com a educação, como por exemplo, qual o prisma ou o enfoque dado ao assunto pelos políticos, pelos sociólogos da educação, pelos psicólogos da educação ou por qualquer pessoa que reflita sobre a educação. Portanto, a clarificação do conceito de "educação", sem dúvida, é uma das primeiras e mais importantes tarefas da filosofia da educação.

 

Seja na filosofia da educação, ou em qualquer outro assunto ou situação analisado à luz da filosofia, o importante a ser considerado é a grande riqueza do pensamento humano que para cada problema proposto há uma variedade de soluções, seja em menor ou maior grau; todas, porém, dignas de consideração e todas contribuindo, de certa maneira, para uma profunda e ampla compreensão do assunto ou situação em análise. Como no caso em destaque, a educação.

 

1.1 Objetivo Geral

Traçar um estudo sobre a Filosofia da Educação, bem como o conceito de educação desde as sociedades primitivas e indígenas perpassando pelas civilizações até a era atual.

 

1.2 Objetivo Específico

Fazer uma análise do que é dito sobre a Educação do ponto de vista da Filosofia da Educação e das diversas classes profissionais que lidam com este ramo do saber humano.

Compreender a educação à luz da Filosofia da Educação no que diz respeito à estratificação social que trata da separação da sociedade em grupos cujas características são parecidas, como por exemplo, a cor – negros e brancos; religião – católicos e protestantes etc. Gênero - homem, mulher e o que é dito nesses grupos sobre a educação.

Destacar os avanços obtidos na filosofia a respeito da educação e a importância desta enquanto sistema educacional regular, ao longo dos anos, bem como analisar a influência dessas mudanças para a formação intelectual da sociedade contemporânea.