Filosofia da Ciência.

Como se define a Filosofia aplicada às Ciências de modo particular as Ciências da natureza.  Regra geral a Ciência pode ser definida de modo racional na busca sistemática dos fatos e fenômenos em análise, para entender as questões em respostas às hipóteses.

Qual objetivo fundamental da Ciência, chegar aos conhecimentos possivelmente objetivos, precisos dentro do espírito científico, com abrangência e coerência, com a finalidade de conseguir o controle a respeito da natureza, exercendo desse modo o desenvolvimento necessário ao progresso.

A objetividade da Ciência por meio da linguagem rigorosa e sistemática, ao fundamento da observação cuja natureza resulta do campo hipotético experimental. A busca do entendimento dos fenômenos da natureza pela abordagem científica.

Com objetivo de levar a transformação produtiva econômica pelo caminho da mudança da natureza, que permite naturalmente a evolução tecnológica, sendo este em referência ao meio de fazer como uma sociedade seja de fato evoluída.

Existem algumas formas de explicar a origem do mundo, como foi desenvolvida a natureza, tanto o mito, como a Ciência tem esse objetivo, como nasceu o mundo e tudo que existem nele.

  No entanto, o mito não é racional de acordo com a Filosofia moderna, porque as explicações não resultam de métodos experimentais e indutivos.

No mundo antigo, particularmente na velha Grécia,  todas as Ciências derivam da Filosofia, isso durou um bom tempo, atravessando boa parte da idade média.

 O método científico nasceu com a superação pelo menos em parte do velho regime, já com a Filosofia iluminista e com a criação do Estado moderno.

A grande mudança aconteceu com Galileu, já no século XVII, ele foi responsável pela mudança da concepção, a introdução do novo método científico, mais tarde a Física possibilitou a outras Ciências a metodologia formulada pelo grande cientista em referência.

Uma grande observação a qual deve ser verificada, antes das teorias de Galileu a Física era tida como qualitativo o que significa etimologicamente, a preocupação fundamental da referida, suas explicações de caráter intrinsecamente as suas realidades.   

Foi exatamente a partir de Galileu que as Ciências passaram a elaborar seus fatos quantitativamente, o que será explicado com precisão.

 Aristóteles sempre perguntava qual era a razão porque tal fenômeno acontecia, a pergunta fundamental com Galileu como tal fato ocorre e procurava explicar qual era o mecanismo do seu funcionamento.

Outro filósofo interessante, trata-se de Augusto Comte, o fundador da Filosofia positivista e que influenciou o nascimento das Ciências modernas elevando ao caminho da Ciência como única forma de adquirir o conhecimento científico.

 Deixando de lado, pelo menos parcialmente outras formas explicativas do conhecimento, superando o mito e a religião, o grande valor de Comte.

Com o surgimento do positivismo, o mundo passou ser entendido pelas verdades científicas, fundamentadas pela observação e logicamente a manipulação da natureza, pela lógica da estrutura epistemológica no uso da matemática.

Desenvolveu se o procedimento da fragmentação, a questão da especialização em várias áreas, como a Física, Química, Matemática e a Biologia etc. O cientista passou a ocupar apenas com uma parte das Ciências e não a sua globalidade, com efeito, não poderia entender o significado do todo.

Diante dessa nova ordem é que entra o papel da Filosofia, para entender as formas de analisar o mundo, compete a Filosofia entender os fundamentos da Ciência. A referida deve perguntar qual é o fundamento dos procedimentos científicos.

Com efeito, compete a Filosofia a observação rigorosa de cada Ciência que foi fragmentada, a finalidade dela é tornar a realidade mais próxima as Ciências e integrar a parte ao todo.

Sendo dessa forma a mesma tem como razão  promover uma reflexão crítica a respeito do conhecimento científico.

Para tal usa questões de estudos da investigação das Ciências, especificamente a natureza das teorias científicas.

 Os filósofos das Ciências da natureza estão preocupados com a compreensão da lógica do significado da natureza científica, motivo pelo qual desenvolve análise crítica, com bastante cuidado as tecnologias, verificando a validade dos métodos científicos as necessidades dos mesmos.

A Filosofia nunca tem uma resposta definitiva, não é sua finalidade, dar essa resposta, até porque ela não existe de certa forma.

Não compete a referida dar passos os quais a Ciência deve obedecer,  que a mesma tem que comportar ou não. Entretanto, precisa sempre ficar ao lado da Ciência.

 Não apenas ao questionamento dos métodos, seus fundamentos, se a epistemologia  tem validade ou não, as Ciências devem sempre estar a serviço da humanidade, com a finalidade de melhorar  a vida de todos, uso adequado  de suas metodologias.

Edjar Dias de Vasconcelos.