INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema de pesquisa "A Filosofia Aplicada ao Serviço Social". Que a primeira vista é entendida como algo enigmático, porém é destacada como a forma de quebrar barreiras para o indivíduo através de seus esforços, procurando significados cada vez mais abrangentes, que indiquem respostas mesmo sendo provisórias, com o intuito de direcionar e compreender a vida humana. Relacionando e assemelhando as práticas dos assistentes sociais que se faz necessário a incorporação da ação investigativa como o instrumento para o exercício profissional.

A filosofia é entendida como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão decorre dos exemplos de trabalho dos pensadores que ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo da nossa existência indagações sobre conhecimento sobre valores, natureza, beleza e o homem.
Essa inquietação vem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o mundo, na busca dessa compreensão criamos novos significados questionando e tecendo uma teia de relações cada vez, mais abrangente que indiquem respostas mesmo que provisórias. Desta forma os primeiros passam para filosofia a inquietação que conduz ao questionamento como objetivo e reflexão, que nos permite recuar e nos distanciar dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.
As principais características da filosofia são: racionalidade com seus princípios, regras e responder de formas conclusivas problemas pondo em análise suas respostas, provando que é verdadeira; nunca aceitar de imediato as explicações que lhes são impostas, procurando investigar, encontrar solução para cada problema e generalização mostrando que uma explicação tem validade muitas situações e coisas diferentes.
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para o individuo através de seu esforço alcance um estado pleno de satisfação que ocasionara um momento de felicidade, pois o conhecimento a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido.
Ha alguns aspectos importantes para o cotidiano; a importância da filosofia na prática educativa e seus fundamentos, a exploração desses aspectos nos mostra uma nova forma de conhecer o que discute e reflete na prática humana e nas diversas dimensões, bem como: Política Social Existencial e Educativa esses efeitos se dão no espírito e na cultura de um povo, cabe perguntar qual é o objetivo primeiro da reflexão filosófica, vimos falando e dizendo que ela constitui um tipo de conhecimento que da o sentido e orienta a vida, Todavia, como ela faz isso e a partir de que?
Vale ressaltar que nenhum individuo o grupo social em nenhum momento vive sem um conjunto de conceitos, que significa sua forma de existência e ação. O exercício de filosofar implica a pergunta explicita consciente pelo sentido das coisas, pois é a resposta que uma sociedade traz a dupla exigência de refletir criticamente e de explicar teoricamente, é um processo de pensar na realidade, no mundo de tal forma que desvenda os conceitos e valores que compreende e direciona orientam vida individual e social.
Desse entendimento o assistente social deve trazer para seu cotidiano o caminho metodológico do exercício de filosofar, temos, pois uma trilha metodologicamente feita no processo histórico depende de cada um compreende-la e exercitá-la, no nosso cotidiano como meditação necessária, que a filosofia nos sirva como uma direção critica para nossa prática diante do mundo e da vida. Assim sendo a primeira coisa a fazer é dar-se conta dos conceitos e valores que estão explicando e dirigindo nossa prática, não há como estabelecer uma critica dos nossos deveres e valores se não o conhecemos e não termos consciência que são eles que estão nos informando o nosso jeito de ser e de agir.
Não nos interessa aqui trabalhar com as conseqüências dos pensamentos, dos sistemas filosóficos para prática educativa, estamos interessados em convencer cada educador a dedicar-se a investigação filosófica em torno do seu próprio objeto de trabalho, verificando e criticando os conceitos que o informam, direcionam e assumindo criticamente o seu modo de ser e agir, porém, todos nós assistentes sociais e educadores podemos e devemos adquirir o exercício de filosofar na medida em que atuam buscando e produzindo fundamentos ao nosso agir. Na vida humana e na prática educativa não se age sem filosofia. Segundo CONTRIM:

(...) filosofar é promover uma reflexão profunda sobre a natureza e o ser humano, analisando o que fazemos, sentimos, pensamos e manifestamos. Aprender a filosofar contribui para a compreensão do mundo e nos impulsionou a desempenhar um papel mais consciente e ativo dentro dele. (CONTRIM, 2010, p.20)

Os assistentes sociais vêm buscando um projeto de intervenção que de um novo significado a profissão de modo a responder, de forma não apenas coerente teoricamente, mas também com eficiência, as demandas que lhes são colocadas. É importante entender que o saber que deriva da prática profissional não se coloca imediatamente de modo pronto e acabado, mas é um conhecimento que se constrói.
Os profissionais tem se dedicado aos limites colocados no cotidiano e não as possibilidades ocultas, isso significa que nas questões do cotidiano e muitas vezes no próprio limite enfrentado, estão embutidas possibilidades potenciais capazes de apontar para novas formas de ação. Assim, para desencadear um processo de conhecer o que se oculta nas práticas cotidianas dos assistentes sociais e faz-se necessário a incorporação da ação investigativa como instrumento para o serviço profissional, pois ela possibilita o resgate e a reconstrução da ação cotidiana dos assistentes sociais, capturando suas determinações e seus nexos através de estudo reiterado e critico da realidade social.
É necessário contar com uma ação investigativa que tenha uma nítida preocupação com a prática, de forma a garantir um nível de reflexão que permita não apenas apreender o real imediato com suas contradições, mas também desvelar o que está oculto no aparente. Deve ainda possibilitar, além do resgate dialético das dimensões que dão movimento a prática profissional do fazer, pensar e a percepção dos meios de sua superação.
A formação do assistente social é de cunho humanista, portanto comprometida com valores, que dignificam e respeitam as pessoas sem suas diferenças e potencialidades, ou seja, sem discriminação de qualquer natureza.
Tendo construído como projeto ético, político e profissional referendado em sua democracia, que deve desenvolver como postura profissional a capacidade critica reflexiva, para compreender a problemática com as quais lidam, exigindo-se habilidade para a comunicação e expressão oral e escrita, proceder a encaminhamentos técnicos operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para a mobilização e organização.
O serviço social é uma profissão socialmente legitimada, isto significa que ele tem uma função social que tanto podem ser desempenhado pelo estado, como por entidade filantrópica, que tem como finalidade minimizar o sofrimento humano; analfabetismo, violência, desemprego, entre outros. A intervenção do serviço social no âmbito da questão social é indiscutível, na qual a mesma representa não só as desigualdades, mas também o processo de resistência e luta dos trabalhadores.
No início do serviço social no Brasil,em 1937,objeto definido era o homem, pois entendiam que o mesmo era incapaz de se desenvolver socialmente, como objetivo de moda-lo e integrá-lo aos valores, moral e costumes defendidos pela filosofia neotomista.
Quanto à semelhança o serviço social tem uma profunda relação com a filosofia, enquanto áreas que se dedicam a pensar sobre o ser humano e suas relações sociais, na tentativa de formular e avaliar o serviço e programas políticos sociais, que visam à proteção, defesa ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Segundo IAMAMOTO:

Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO, 2009, p. 20)

Entretanto qualquer conjunto social requer um pensamento coletivo, seja ele, religioso cultural etc. A filosofia contém estudo sobre ética moral e práticas relativas à sociedade. Seu estudo acerca do ser; dos seres; do homem e seu papel no universo e o assistente social tem que ter visão global do setor que vai atuar, ou seja, conhecer os modos de pensar e agir da sociedade para propor soluções de uma vida melhor.

CONCLUSÃO

Este trabalho proporcionou o entendimento da relação existente entre a filosofia e o serviço social que tem propósito; buscar a transformação, desvendar os conceitos e valores que envolvem os indivíduos, e suas práticas sociais.
Portanto é preciso conhecer cada vez mais as práticas relativas à sociedade, pois ambas, trabalham com o pensamento coletivo e na busca de solucionar os problemas sociais e suas causas.

BIBLIOGRAFIA

Http://portal.filosofia. pro.br/o-que-filosofia-shot.html, acessado em 20/05/10.

http://blogdonico.zip.net/arch2009-07-12_2009-07-18-html. Acessado em 20/05/2010.

http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewfile/719/642, acessado em 20/05/10.

http://www.ssrevista.uel.br/c_v2n1_invest,htm, acessado em 19/05/10.

http://www.ssrevista.uel.br/c_v2n1_quest.htm,acessado em 19/0510.


COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2010.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional ? 18 . ed. ? São Paulo: Cortez, 2009.