No ambiente escolar, é bastante comum que haja alunos que não conhecem limites. Eles não reagem bem ao ouvir um "não", então esperneiam, xingam, e fazem gestos obscenos para professores e demais funcionários.
Quando a escola chama o responsável, vem a mãe ou o pai e percebemos logo como deve ser o ambiente doméstico do aluno. Desculpas do tipo: "ele faz isso em casa também" ou "não sei mais o que fazer com ele" e ainda "se eu proíbo as coisas ele faz um inferno em casa, então acabo deixando" são bastante comuns.
Percebe-se que quem manda na casa são os filhos. Isso ocorre por causa da forma como se educou a criança desde pequenos.
Para que isso não aconteça com seu filho, atente a algumas regrinhas:
1. Não dê valor às manhas infantis. Criança chora para obter as vantagens e percebe logo a eficiência do choro assim que os adultos resolvem atender à suas exigências somente para vê-los calados. Isso é construção de um jovem sem limites!
2. Criança deve ter hora para as coisas. Hora para banho, para dormir, para acordar, para brincar e tem que aprender que isso deve ser respeitado. Crianças que são deixadas a sua própria vontade dormem quando querem, acordam quando querem e fazem perfeitos escândalos para tomar banho quando quiserem. Deixar que isso aconteça é o mesmo que treinar o filho para controlar o lar.
3. Quem manda na casa são os pais, portanto a criança deve aprender a ouvir "não" e aceita-lo com resignação. Pais que ficam com pena da carinha de choro e tristeza que os filhos fazem quando são pequenos se arrependerão quando eles forem adultos e os maltratarem. Dizer "não" aos filhos não é sinônimo de desamor, pelo contrário. Pai que é pai, mãe que é mãe sabe a hora certa de fazer e de negar as coisas para seus filhos, pois eles devem aprender que na vida nem tudo podemos ter, e nem por isso temos o direito de invejar quem tem.
4. Nunca prometer presentes em troca de ações dos filhos. Tem gente que promete brinquedos, doces aos filhos se esses fizerem seus deveres escolares. Isso é um absurdo! Eles tem obrigação de fazer seus deveres, e se não fizerem devem perder as regalias.
5. Com relação às escolas, procure ouvir sempre a versão da outra parte, lembre-se que os filhos, por melhor que sejam, são capazes de mentir e omitir para conseguir vantagem. A escola não tem interesse nenhum em inventar coisas sobre os alunos. Ninguém vive de fantasias num ambiente escolar, a única coisa que se espera lá é condições de trabalho decente, mas alguns alunos dificultam essas condições.

Os pais conhecem seus filhos, e sabem quando eles erram, mas ainda assim há aqueles que acobertam os erros dos filhos tentando justificar as atitudes deles. Devemos lembrar que nossos filhos são nossas cópias fiéis. Hoje, acobertamos uma arte que ele fez na escola, amanhã teremos que lidar com algo mais grave.