FILHOS FORA DA ZONA DE CONFORTO


Criar filhos é uma das tarefas mais difíceis da vida, não tem sequer um manual de instruções para isto, então você só vai aprender isto na escola da vida e este aprendizado pode doer muito.

Quando eu era pequeno penso que era mais fácil criar filhos do que hoje em dia, pois não tínhamos todas estas tecnologias que temos hoje, sequer tínhamos televisão e poucas eram as famílias que tinham um rádio em casa.

Automóvel era só para alguns, filhos iam e voltavam da escola a pé, não havia sequestros, ninguém falava em congestionamento de trânsito e, via de regra, todos os pais eram exigentes com seus filhos, a maioria dos pais eram repressivos e muitos poucos eram liberais com os filhos.

Hoje a maioria dos pais é liberal e os poucos que ainda são repressivos são taxados de ultrapassados.

A maioria dos pais de hoje quer que seus filhos tenham uma condição melhor daquela que tiveram e, dentro desta ótica, facilitam em muito tudo o que podem para seus filhos, sem saber o mal que estão fazendo para eles e para si.

Evitam coloca-los para trabalhar em alguma coisa, por algumas horas do dia, mesmo em trabalhos domésticos, que, diga-se de passagem, não faz mal nenhum aos filhos, muito pelo contrário faz um bem enorme aos filhos.

Vejo que muitos pais, mesmo com poucos recursos financeiros que insistem em deixar os filhos na maior ociosidade, ocupando-se apenas com os estudos.

Isto não quer dizer que devemos sacrificar os estudos de nossos filhos para colocá-los em trabalho, mas significa que por no mínimo uma hora por dia, os filhos devem trabalhar, se possível nas empresas dos pais, mas como empregados comuns, sem privilégios, ou nas empresas de parentes e, em último caso, com alguns trabalhos domésticos, como limpeza de alguns ambientes, arrumação de alguma coisa, enfim dar alguma ocupação aos filhos, além dos estudos.

Se não agir assim, criam-se filhos que quando grandes ficam bobos e nada sabem fazer e nada sabem da vida.

Ouvi de um amigo meu que nossa geração é aquela que comeu as pernas e as asas das galinhas, para deixar as coxas e os peitos para os pais e continua a comer pernas e asas de galinha para deixar a coxas e os peitos para os filhos.

Outra coisa complicada na criação dos filhos de hoje está na escolha da profissão deles, uma preocupação dos pais de hoje que os pais de antigamente não tinham.

Se eu tivesse que orientar alguém hoje a escolher uma profissão, daria a seguinte opinião:

Bom, você quer ser médico, então terá que acompanhar algum médico durante uns dois meses, inclusive nos plantões noturnos e dominicais etc.

Se ainda assim quiser ser medico, siga em frente.

A mesma coisa seria feita em outras profissões, como advogados, contadores e outra profissões.

Com providencias como estas, simples, mas importantes, certamente os filhos ficariam mais experientes na vida, pois transferir experiência para filhos é algo muito difícil.

Outra providencia que os filhos devem tomar, quando já estudando um curso específico e ir fazendo um estágio profissional, desde o primeiro ano do curso e durante toda a extensão do curso.

Também os filhos devem aprender a falar inglês e espanhol fluentemente, além de tomar conhecimentos de informática, o que hoje é muito fácil.

Sei que estas palavras não podem se traduzir em um manual de instrução mas, certamente, deverá dar uma pequena ajuda aos pais.

A ideia central é não deixar os filhos numa zona de conforto, mas retira-los de lá, procurando dar menos facilidades a eles, e até possibilitar algumas dificuldades para eles, pois os filhos de hoje estão ficando satisfeitos com aquilo que damos para eles, ainda que seja o mínimo que julgamos dar e estão ficando sem nenhuma ambição na vida, contentando-se em ficar na casa dos pais, na zona de conforto, ou trabalhar se contentando com muito pouco na vida, seja em dinheiro, seja em conhecimento etc.