Certamente você já ouviu falar em fidelização, pois podemos até dizer que ela é a palavra do momento.

Numa sociedade consumista seria até mesmo de se imaginar que a fidelização as marcas seria tão comentada.

A fidelização é uma forma de clientes e empresas se relacionarem. Empresas lucram mais com os clientes fidelizados e os clientes também se beneficiam bastante com a fidelização.

Talvez seja pelo fato de ser uma relação com tantos benefícios para ambos os lados que numa sociedade tão individualista se fale tanto sobre a fidelização.

Mas na verdade não importa porque, importa é que se fala muito sobre fidelização e se fala porque as marcas têm buscado isso e os clientes também.

As marcas para conseguirem os muitos benefícios que os clientes fidelizados trazem têm criado seus programas de fidelização e os clientes por acreditarem na marca e buscarem uma relação mais estreita com elas têm aderido a esses programas.

Seria uma matemática bem simples se as empresas não quisessem ter maiores vantagens que os clientes. Muitas empresas gananciosamente criam programas de fidelização visando somente seus interesses e esquecem a importância do cliente.

Fidelização é relação e relação precisa ser uma via de mão dupla na qual as coisas vão e vem proporcionalmente. Nem a empresa pode achar que vai ter muitos benefícios e nem o cliente. Tudo virá da forma que tem que vir e de acordo com o tanto que cada um se emprenha na relação.

Obviamente que um cliente que mantem uma relação constante com a empresa, comprando, fazendo comentários, visitando as redes sociais terá mais benefícios do que aquele que não faz nada disso.

E as empresas também que não se relacionam com o cliente pelas mais variadas formas também não vão ter um programa de fidelização de sucesso.