A fidelidade a Deus é um requisito importante para que as promessas d?Ele venham se cumprir em nossas vidas. Entretanto o homem tem uma tendência de obedecer mais às tradições humanas do que a lei de Deus.
Há um exemplo bíblico bastante didático que retrata a história dos recabitas, que eram uma tribo Midianita que em tempo de perigo devido as investidas do rei Nabucodonosor se refugiaram em Jerusalém; com este ato buscam proteção de Deus e abandonam o paganismo.
O que mais interessa nessa história é a intensidade com que os recabitas se fizeram fiéis as orientações de seu líder. Jonadabe, filho de Recabe, o qual impôs regras para eles que não bebessem vinho, que não plantassem vinhas, nem edificassem casas, entre outras, eram regras duras, pois quando uma pessoa se instala em um determinado lugar a tendência é que ele venha a crescer em suas atividades.
Em um mundo materialista onde a prática da agricultura gerava lucro e a subsistência das famílias, os recabitas eram fiéis e abriram mão de tudo inclusive de beber vinho mantendo firme a convicção estabelecida.
Deus usa os recabitas como exemplo de fidelidade, pois eles se mostraram persistentes nas orientações de Jonadabe, saindo como nômades pela terra, habitando em tendas, viajando com os animais domésticos.
Deus advertiu o povo de Israel tomando como comparação os recabitas e acrescentou que o povo não lhe dava ouvidos, antes foram obstinados de coração e recusavam a obedecer às ordenanças divinas. Havia uma sentença sobre o povo de Israel por causa da infidelidade, muitos males viriam sobre o povo, pois não obedeceram nem deram ouvidos a Deus.
Em contrapartida, há da parte de Deus uma promessa para os recabitas justamente por causa da fidelidade às palavras de Jonadabe Deus recompensou dizendo:
Por isso, assim diz, o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel; nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe que esteja na minha presença.
Deus promete aos recabitas e à sua geração que nunca faltaria homem que estivesse longe dele, pois Deus os atrairia para junto de si.
Em um tempo de apego as coisas materiais e desapego as coisas espirituais temos que estar precavidos quanto a andar segundo as nossas próprias convicções e confiar no próprio homem, pois maldito é o homem que confia no homem que faz do braço carnal o seu braço forte, mas bendito é o homem que confia no Senhor cuja esperança é o Senhor.
Obedecer a Deus é o primeiro passo para se ter uma vida vitoriosa, não adianta muitas vezes o sacrifício, nem tampouco o esforço exagerado, se tivermos a obediência como um princípio estabelecido por Deus seremos bem aventurados em todos os nossos projetos e acima de tudo estaremos sempre na presença de Deus.

Pastor Jezias ferreira