Título Genérico: Fundamentos da metodologia científica

Título Específico: Tipos de conhecimento

Bibliografia: Lakatos, Eva Maria, Fundament0os da metodologia científica/Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos-6.Ed-5 Reimpr – São Paulo: Atlas 2007

                                                          

O conhecimento científico e outras formas de conhecimento:

Com efeito, até uma pessoa iletrada possui algum tipo de conhecimento, um conhecimento popular transmitido de geração em geração, por meio de uma educação informal e baseada em experiência pessoal sendo assim, podemos chamar de conhecimento do senso comum. Esse tipo de conhecimento nós adquirimos no nosso dia-a-dia. O conhecimento, para se tornar científico, deve seguir uma série de procedimento e o mesmo deve ser passível de verificação. Ele visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem.

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento científico:

O conhecimento popular se diferencia do conhecimento científico pelos métodos e os instrumentos usados para "conhecer" o objeto.
Vale ressaltar que a ciência não é a única maneira de conhecimento à verdade e que um mesmo objeto pode ser matéria de observação para a ciência e para um homem comum. 
Tanto o conhecimento popular como o científico buscam ser racionais e objetivos, ou seja, são críticos e aspiram à coerência. Porém, o conhecimento popular não pode conseguir mais que uma objetividade limitada devido aos modos de se chegar a esse conhecimento.

Características do conhecimento popular:

O conhecimento, ora chamado de senso comum, ora de popular, é um modo comum e espontâneo de se conhecer, que se adquire diretamente com as nossas vivências diárias.
Ander-Egg caracteriza o conhecimento popular das seguintes maneiras:

Superficial, isto é, se contenta apenas em comprovar estando junto do fenômeno. Como: porque o vi; porque o senti; porque o disseram. Não se preocupa em indagar tal coisa.

Sensitivo, referente as vivências da vida cotidiana.

Subjetivo, como o próprio nome já diz. É o conhecimento que nós mesmos formulamos a partir de sensações.

Assistemático, ou seja, desorganizado, que não segue e não visa um padrão de sistematização das ideias, nem de validá-las.

Acrítico, pois verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica.

Os quatro tipos de conhecimentos:

Popular, científico, filosófico e religioso.

Vejamos um por um:


1 - o conhecimento popular:

O conhecimento do senso comum vai do hábito à tradição e é uma tentativa de facilitar o dia-a-dia. É uma mistura e reciclagem de outros saberes e os reduz a um tipo de "teoria simplificada". Esse conhecimento é adquirido através das tentativas, ou seja, vamos tentar fazer algo até consegui-lo. O conhecimento do senso comum, integra - de modo precário, o conhecimento humano. Muitas das vezes não nos preocupamos em definir algo, por exemplo quando alguém usa o termo "menina histérica". Poucos sabem que esse termo foi criado pela psicologia científica, e tampouco sabem defini-lo, mas ainda assim conseguem entender o que está querendo se passar. Esse conhecimento vem como uma "visão-de-mundo".

2 - O conhecimento científico:

        Todo novo conhecimento é formado a partir de um anterior. Para um conhecimento ser rotulado como científico, deve seguir vários padrões de estudo. De modo mais amplo, o conhecimento científico visa explicar "como" e "por que" tal fenômeno ocorre. Além do que o mesmo deve ser passível de verificação para que as hipóteses possam ser comprovadas. O conhecimento científico não se trata de um conhecimento absoluto, pois sempre há argumentações e assim, podem surgir conhecimentos superiores. Desse modo a ciência avança.

3 - O conhecimento filosófico:

Este conhecimento tem como base o questionamento e usa o questionamento e o pensamento. É um conhecimento comum, mas o que difere do conhecimento popular, é que o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio. É um conhecimento valorativo que consiste em hipóteses que podem ser submetidas à observação. Ele é racional e não baseia-se em experimentações - que é o caso do conhecimento científico - e sim em experiências. Esse conhecimento questiona o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico.

4 - o conhecimento religioso:

O conhecimento religioso apoia-se em doutrinas sagradas, indiscutíveis e infalíveis, que são os dogmas da igreja. É visto como um conhecimento sistemático do mundo e como obra de um criador divino, um Deus. Todas as idéias ditas pelos teólogos fundamentam-se em um livro sagrado.

Conceito de ciência:

A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos de um determinado objeto de estudo. Esses conhecimentos devem ser obtidos de uma maneira sistemática e controlada. Deve ser passível de verificação para que permita a verificação de sua validade

A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos de um determinado objeto de estudo. Esses conhecimentos devem ser obtidos de uma maneira sistemática e controlada. Deve ser passível de verificação para que permita a verificação de sua validade

Tipo de fichamento: Fichamento de esboço.

Local: acervo da ESAMAZ, campus Municipalidade.

Título Genérico: Fundamentos da metodologia científica

Título Específico: Tipos de conhecimento

Bibliografia: Lakatos, Eva Maria, Fundament0os da metodologia científica/Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos-6.Ed-5 Reimpr – São Paulo: Atlas

O livro é de difícil compreensão devido à sua linguagem. Esta deveria ser acessível a pessoas de todas as idades, pois neste livro contém informações importantes, como por exemplo: elaborar um, trabalho escolar. Pois o público alvo deste livro são os estudantes. Pessoas do ensino fundamental e médio, com certeza terão dificuldades em interpretá-lo.

Tipo de fichamento: Fichamento crítico.

Local da obra: acervo da ESAMAZ, campus Municipalidade.