JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do povo grego. São Paulo : Martins Fontes. 2001. P. 3 -20

"Todo povo que atinge um certo grau de desenvolvimento sente -se naturalmente inclinado à prática da educação. Ela é o princípio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade física e espiritual"(p. 3)

"Uma educação consciente pode até mudar a natureza física do Homem e suas qualidades, elevando-lhe a capacidade a um nível superior" (p.3)

"Antes de tudo a educação não é uma propriedade individual, mas pertence por essência à comunidade.(...) Toda educação é assim, o resultado da consciência viva de uma norma que rege uma comunidade humana(...)". ( p.4)

"Ao dizermos que a nossa história começa na Grécia, precisamos adquirir uma consciência clara do sentido que neste caso damos a palavra ?história?. História significa por exemplo, a exploração de mundos estranhos, singulares e misteriosos"( p.6)

"Não é possível descrever em poucas palavras a posição revolucionadora e solidária da Grécia na história da educação humana(...) sem a concepção grega da cultura não teria existido a ?Antiguidade? como unidade histórica, nem o ?mundo da cultura? ocidental".( p.7)
"Dissemos que a importância universal dos Gregos como educadores deriva da sua nova concepção do lugar do individuo na sociedade" (p.9)

"O estilo da viso artística dos Gregos surgem em primeiro lugar, como talento estético. Assentam num instinto e num simples ato de visão, não na deliberada transferência de uma ideia para o reino da criação artística" (p.11)

"Todos os povos criaram seu código de leis; mas os Gregos buscaram a ?lei? que agem nas próprias coisas, e procuraram reger por ela a vida e o pensamento do homem. O povo grego é o povo filosofo por excelência". (p. 12)

"Os Gregos viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente".(p. 13)

" (...) Os Gregos foram adquirindo gradualmente a consciência clara do significado deste processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação"(p.15)

"O Homem que se revela nas obras dos gregos é um homem político. A educação Grega não é uma soma de técnicas e organização privada, orientada para formação de uma individualidade perfeita e independente" (p.16)

"Foi nesta atmosfera de íntima liberdade, a qual se sente vinculada por conhecimento essencial, e até pela mais alta lei divina, a serviço da totalidade, que se desenvolveu o gênio criador dos Gregos até chegar à plenitude educadora"(p. 17)





CONCLUSÃO

O livro de Werner Jaeger , trás um tema bastante atual, e nos fornece informações importantíssimas. È interessante como ele aborda o tema "Educação" mostrando a importância dos Gregos na história da educação. Sempre ouvimos falar na área da educação dos filósofos gregos de forma bastante superficial, com um olhar de pedagoga vejo a importância desta leitura para aquisição de informações e conhecimento da relação entre o povo Grego e a educação.
A linguagem utilizada é bastante compreensiva, tornando um texto bastante claro, mesmo para os que ainda não tinham contato com obras como esta. Foi uma leitura que deu prazer, e que trouxe conhecimentos importantíssimos para minha prática como educadora.