FICHAMENTO BEZERRA, Lebiam Tamar da Silva. COSTA, Isabel Marinho. Aspectos do som: música, ruído e paisagem sonora. Linguagens Artísticas na Educação Infantil II. In: BRENNAND, Edna Gusmão de Góes. ROSSI, Sílvio José (Orgs.). Trilhas do Aprendente. João Pessoa, v.5, n.2, UFPB, 2010, p.543-547.

PIVA, Fabrícia. Educação Musical: a perspectiva de professoras da educação infantil. Santa Catarina, (UNIVALE), 2008.

A música consiste em uma manifestação da expressão artística produzida por uma sociedade, de forma que exprime a cultura predominante de um povo. As relações existentes entre a música e a formação do indivíduo é que como uma "importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. [...] as brincadeiras musicais contribuem para reforçar todas as áreas do desenvolvimento infantil [...]." (WEIGEL, 1988 apud PIVA, 2008, p. 3106). Nesse ínterim, a importância oriunda da música para a formação do desenvolvimento infantil sugere que desde a pré-escola as crianças se familiarizem com os significados conferidos a musica.
De acordo com Piva (2008) a música possui relevância não apenas como entretenimento, mas auxiliando no aprendizado da fala, da percepção auditiva e coordenação motora, sendo também reconhecida como uma atividade de socialização.
Todavia o texto de Piva (2008) ao estudar as perspectivas de professoras da educação infantil, retrata nos resultados obtidos, que as práticas disseminadas nas salas de aula essencialmente ficam limitadas ao canto, em detrimento da exploração sonora, da apreciação, da composição, da execução e do movimento, enfraquecendo a construção de atitudes reflexivas ao inibir a criatividade dos alunos, aos quais deveria fortalecer a autonomia diante dos desafios que lhes fossem submetidos.
Os trabalhos com musicalização na educação infantil devem estar impregnados de potencial criativo, de modo que os diversos atores do processo educativo estejam engajados em trabalhar "o som e seus aspectos de maneira mais intuitiva e sinestésica" (TEIXEIRA, 2010). Ao considerarmos o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, devemos estabelecer a participação das crianças como formadoras ativas nesse processo, fornecendo subsídios dos mais diversificados possíveis para que haja a efetivação de forma empírica, de construção das atitudes, formas de pensar, capacidade afetiva, integrando diferentes níveis do desenvolvimento.Segundo Weigel (1988, apud PIVA, 2008, p. 3106) a música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Sendo assim, a educação musical propicia uma leva de habilidades que viabilizam o desenvolvimento da criança de forma integral, dando destaque especial à criatividade que de acordo com Piva (2008) torna-se um recurso educativo muito importante.