Fichamento: Análise do discurso político ? o discurso comunista endereçado aos cristãos ( J.J. Courtine, 2009)


--- Na introdução Courtine revisa o projeto de analise do discurso em que ele retoma os meandros entre a Lingüística e a AD, de forma a apresentar a dicotomia logicismo representada pela lingüística e o sociologismo pela AD. Deixando dessa forma clara a ligação que tem a AD com a psicologia social e o estreitamento com a lingüística, sendo esse a pedra fundamental da AD.

--- Em seu primeiro cap. Courtine apresenta a importância das condições de produção do discurso. Como o contexto que e formado por uma analise social do não só do produtor de sentido (estado social do emissor e do receptor, objetivo da mensagem, condições da formação da comunicação), mas também da historicidade em que ambos se inscrevem. Assim o conceito de CP é de capital importância para iniciar uma análise (Courtine nesse cap. Faz três bem breves).

--- No segundo cap. Courtine delineia as diferenças dos elementos da AD e dos contidos em A Arqueologia do Saber de Foucault. Na qual Courtine afirma que Foucault tomou cuidado em separar elementos como: "a materialidade da língua e a materialidade do discurso". O Autor retoma a noção de enunciado na arqueologia, sendo essa constituída de "quatro propriedades" que delimitam sua função de existência, a saber: o enunciado está ligado a um referencial dos elementos do saber; o enunciado mantém com o sujeito uma relação determinada, dentro dessa há destaque a posição de sujeito e desdobramento da forma-sujeito (relacionado com a FD ideológica formadora do sujeito); o enunciado tem um domínio associado (a rede de formulações) a) posição de seqüência horizontal o intradiscursiva, b) formulações que o enunciado se refere implicitamente, reatualizando outros e c) a possibilidade futura de haver uma seqüência; o enunciado apresenta uma existência material, distinta daquela da enunciação ?" A existência do enunciado é da ordem de uma materialidade repetível que se dirige, segundo uma dimensão, de algum modo vertical, às condições de existência dos diferentes conjuntos significantes (p. 91) (Foucault apud Courtine, 1969, p. 141).
O autor articula as noções de pré-construido p.74



Parte II

--- O cap. cinco Courtine apresenta suas orientações teóricas para pesquisa. Tratando os enunciados como "elementos do saber próprios de uma FD" p.100; e concebendo o enunciado como " (...) uma forma ou um esquema geral que governa a repetibilidade no seio de uma rede de formulações" p. 100. Adiante com as redes de formulações, Courtine diz que "È em tais redes de formulações eu se estabiliza a referencia dos elementos do saber: os objetos do discurso se forma nelas como pré-construído, os enunciados se articulam" p. 101. No que diz respeito ao sujeito, o autor propõe haver no interior de uma FD, contrastantes posições de sujeito "que constituem modalidades da relação do sujeito universal com o sujeito de enunciação, do sujeito do enunciado com o sujeito da formulação" p. 102.
Sobre a memória discursiva ele afirma: "A noção de memória discursiva diz respeito à existência histórica do enunciado no interior de práticas regradas por aparelhos ideológicos" p106
Finalizando um conceito fundamental para a definição articulatória de enunciado temos o interdiscurso atuado com: "o interdiscurso como instancia de constituição do enunciado em redes de formulações empiricamente determináveis" p. 113

Parte III

Em seu cap. IV, Courtine levanta a constituição de seu corpus de pesquisa, no qual articula discursos endereçados aos cristãos, trazendo à baila orientações quanto as suas FDs e CPs.
Lembrar: os enunciados que constituem o saber próprio ao aspecto regional da FD ... o que pode e deve ser dito a respeito disso. A estruturação do domínio de memória faz aparecer, a partir da determinação das CPs da seqüência discursiva diferencial. Elementos variantes e invariantes surgem
Cap. V. o autor define elementos para a noção de tema do discurso
Utilizar: inscrevem-se materialidade lingüística das seqüências discursivas. "conteúdo do saber e determinada forma sintática de formulação".
"Estruturalmente, a predicação condensa as funções de tema e de identificante, dando ao tema uma ênfase explicita por exclusão (é de x e de ninguém mais que se trata)" (HALLIDAY, 1967, p.233 apud COURTINE, 2009, p.170)


No cap. VI, "efeitos discursivos: contradição, real e saber", Courtine traz à argumentação os tipos de efeitos discursivos, sendo a nosso interesse o efeito contrastivo, esse fazendo referência a um saber no qual os objetos ... ocupem uma posição em que não devem ser confundidos (COURTINE, 2010, p.174)
Lembrar com relação ao procedimento: em ambos os casos, a frase estabelece uma relação de identificação cuja interpretação evoca um elemento exterior ao funcionamento sintático das frases do tipo .... definido no âmbito da autonomia relativa da língua (COURTINE, 2010, p.174).
Citação: "uma FD é um espaço de ?reformulação - paráfrase?, que consiste num ?sistema de reformulações, paráfrases e sinônimos? (PÊCHEUX, 1975, p. 173 apud COURTINE, 2010, p.188)
Ao dizer sobre o enunciado, afirma serem "elementos do saber" (COURTINE, 2010, p.191), dito de outro modo, é uma forma indefinidamente repetível, sendo assim, definido como forma de articulação de elementos pré-construídos do discurso (COURTINE, 2010, p.195)
Encerrando Courtine:
"(...) os elementos do saber de uma FD que são os enunciados tornam-se objetos de enunciação" p. 201
"o enunciado vem dar uma forma determinada ao que designamos como exterioridade do enunciável" p. 202
"os elementos do intradiscurso que, no discurso do sujeito, o que o determina, são reinscritos no discurso do próprio sujeito" (PÊCHEUX, 1975, p. 148, apud COURTINE, 2009, p. 204)
Com rel/ ao fio do discurso "fio do discurso do sujeito, é estritamente um efeito do interdiscurso sobre si próprio, uma interioridade inteiramente determinada como tal do exterior" (PÊCHEUX, 1975, p. 152, apud COURTINE, 2009, p. 205)
Forma sujeito p. 211
Utilizar; sentidos, direções, interpretação da conexão dos elementos
Utiliza: os efeitos ideológicos observáveis no tipo de funcionamento discursivo...
Citação: "A memória discursiva constrói (...) a ficção de uma história imóvel, funciona como cristalização do tempo histórico, na qual se forma a discursividade" p. 240