REALIDADE
Conceituação


Como esclarece William Luijpen, "toda e qualquer construção humana ,seja na ciência, seja na arte, na filosofia ou na religião, pressupõe ou tem como seu ponto de partida o real. O ato de questionar-se sobre o sentido da vida, a partir da consciência reflexiva, e de construir conceitos de realidade(s) que varia(m) segundo a posição em que se encontra o sujeito/ observador, são características próprias dos seres humanos". Para W. Luijpen, a discussão sobre a diversificação das realidades e a variedade dos mundos está associada à das múltiplas verdades, cada uma dessas verdades com seus valores específicos num determinado contexto, não restando grau ou precedência de uma (verdade científica, por exemplo) em relação ás outras que sejam estéticas ou filosófica.
W. Luijpen, Intr. à fenomenologia existencial

"Realidade, portanto, é um conceito extremamente complexo, que merece reflexões filosóficas aprofundadas. Afinal, toda construção humana, seja na ciência, na arte, na filosofia ou na religião, trabalham com o real, ou tem nele o seu fundamento ou ponto de partida ( e de chegada).Melhor dizendo trata-se, em última análise, de se questionar o sentido da vida humana, vida que, dotada de uma consciência reflexiva, construiu seus conceitos de realidade, a partir dos quais se exerce no mundo e se multiplica, alterando a cada momento a face do planeta."
João Francisco Duarte Júnior, Intr.,12


João Francisco Duarte Júnior define tipos de Realidade:

1.a Realidade Cotidiana que se impõe a nós com todo o seu peso. É a que se pode dizer realidade por excelência, na qual nos movemos como peixe na água. Fundamenta-se em propósitos prático, que em última análise, têm a ver com a nossa sobrevivência.

2.a Realidade Científica é uma "realidade de segunda ordem" : uma realidade que se apóia naquela em que nos movemos em nosso dia-a-dia. As construções científicas partem, inevitavelmente, de nossa percepção humana da realidade (realidade cotidiana).