FICHA DE LEITURA TEOLOGIA CONTEMPORÃNEA- PROF. ALAN MYATT

ALUNO: Claudio José B. de Aguiar

DATA: 01/06

LIVRO: CAMPOS, Heber Carlos de, “O Teísmo aberto: um ensaio introdutório”, Fides Reformata.

% da leitura completada: 100 %

 

IDEIAS CHAVES.

 

Os teístas abertos professam um Deus que está pronto para ter novas experiências, e aprender a lidar com os acontecimentos do mundo conforme ocorrem. As coisas futuras são novidades para Deus.

No entendimento do teísmo aberto, Deus não realiza nada sozinho. Ele concedeu liberdade ao homem. E, para existir uma verdadeira liberdade para o homem, Deus deixou homem tomar suas decisões, e de acordo com elas Deus vai cooperando.

Para os teístas abertos a liberdade é a opção de escolha sem interferência nenhuma do externo (Deus, anjos, pressão externa), e sem influencia do interno (pensamento, razão).

Deus está limitado a realizar as coisas de acordo com as escolhas do homem. Ele se autolimita no conhecimento e poder, e concedeu ao homem esses atributos. Deus conhece o passado e o presente, mas o futuro ele não pode conhecer porque ele ainda não existe.

Deus se colocou em risco de ver as coisas acontecerem de uma forma que ele não desejava quando criou homens com livre escolha.

O pensamento do teísmo aberto tenta trazer solução para o sofrimento, pois se Deus se autolimitou não conhecer o futuro, ele não pode ser responsável por ele, pois foram as escolhas do homem que o fizeram sofrer. A vida do homem ganha liberdade, porque as suas atitudes não sofrem nenhum tipo de influencia, toda a responsabilidade dos eventos no mundo é do homem. Se Deus pudesse conhecer todas as coisas antes de acontecerem, o homem não teria liberdade. Deus tem todo poder e escolheu se não conhecer o futuro para dar liberdade ao homem.

O problema do teísmo aberto é que trás uma visão de um Deus pequeno, limitado e fraco e não bíblico. Assim, como eles afirmam que Deus por ser todo poderoso, teve pode para se autolimitar. Pode se afirmar que Deus mantém todos seus atributos bíblicos (onipotência, onisciência e onipresença), e concede liberdade ao homem. Não é por conhecer como todos os eventos e atitudes que o homem pode tomar que Ele se torna menos relacional. Deus sabe todas as atitudes que as pessoas decidiram antes que elas decidam de acordo com sua própria vontade. Mas, não é por saber o que elas irão decidir que ele interferirá antes. Todas as coisas já estão determinadas na eternidade. Deus está agindo com a humanidade para cumprir nela, o que esta definido na eternidade, de acordo com a liberdade de cada um.