Paulo César Magalhães-Matos1, Alessandra Oliveira1, Amanda Pantaleão da Silva Priebe1, Milton Begeres de Almeida1
1 Universidade Federal do Pará. E-mail: [email protected]

*Publicado nos Anais do 31° Congresso Brasileiro da ANCLIVEPA, IV Congresso Brasileiro de Odontologia Veterinária, 2010, Belém, PA.


INTRODUÇÃO
O fibrossarcoma é uma neoplasia maligna originada de fibrócitos ou fibroblastos do tecido fibroso subcutâneo (1), que ocorre em todas as espécies, porém sendo mais freqüente em cães e gatos (2).
Em cães, manifesta-se normalmente de forma solitária e em indivíduos mais velhos (1,2,3,4), com média de idade de 9,7 anos (5). Essa neoplasia apresenta-se com aspecto ulcerado, firme, séssil, de coloração clara e crescimento lento (1,2,3), com ocorrência duas vezes maior em machos que em fêmeas (3,5).
Habitualmente os fibrossarcomas são bastante invasivos, o que dificulta o tratamento cirúrgico por não permitir ampla margem de excisão. O desenvolvimento de metástases é raro ou tardio, ocorrendo em menos de 10% dos animais com tumores isolados (1,3).
O diagnóstico é dado por citologia e histopatologia do tumor, e o tratamento pode ser cirúrgico (por excisão tumoral profunda ou amputação), quimioterápico ou radioterápico (1,2).
Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo relatar a ocorrência de um caso de fibrossarcoma com metástase no linfonodo axilar em um canino idoso no município de Castanhal, estado do Pará.

MATERIAL E MÉTODOS
Um cão sem raça definida, de 13 anos de idade, 20 Kg, foi atendido em Setembro de 2008 numa clínica veterinária em Castanhal, Pará, apresentando um nódulo no membro anterior direito, caudal ao olécrano. O proprietário relatou que percebeu o nódulo há aproximadamente dois meses, mas que o cão não apresentava claudicação. Relatou também que na última semana o animal estava apresentando inapetência.
Ao exame físico, observou-se que o nódulo possuía 12 cm de diâmetro, consistência firme, era aderido e ulcerado. Foi realizada então uma citologia aspirativa por agulha fina do nódulo, através da qual foi diagnosticado como um sarcoma de células redondas. Considerando esses achados, optou-se pela retirada cirúrgica do tumor. Durante o procedimento foi possível perceber que o tumor estava bastante aderido nos tecidos adjacentes, dificultando a realização de uma boa margem cirúrgica. Após a cirurgia, a massa tumoral foi encaminhada para realização de exame histopatológico, que a diagnosticou como um fibrossarcoma. O cão foi medicado adequadamente e liberado.
Em Maio de 2009 o proprietário retornou a clínica, relatando que o cão estava claudicando e que a lesão havia ulcerado novamente e apresentava miíase. Ao exame físico constatou-se recidiva tumoral e metástase no linfonodo axilar. Considerando a presença de metástase proximal e as características invasivas deste tipo tumoral, optou-se pela amputação do membro por avulsão escapular.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
O diagnóstico inicial da citologia como sarcoma de células redondas foi dado de acordo com a morfologia das estruturas celulares observadas. Autores têm relatado que na maior parte dos casos os fibrossarcomas são formados por células pleomórficas fusiformes ou até alongadas (2). Entretanto, o presente caso possuía elevado pleomorfismo celular, caracterizado por grande número de células redondas, sendo, portanto, classificado como sarcoma de células redondas.
Na histopatologia as células podem estar arranjadas num padrão de redemoinho ou entrelaçadas (7). Apresentam pleomorfismo e variam desde células aproximadamente fusiformes e altamente indiferenciadas, com núcleos redondos a ovóides, freqüentemente em mitose, até células alongadas entremeadas com feixes que se assemelham ao tecido conjuntivo imaturo. Essa tendência para a formação celular em grupos de células paralelas entre si é uma característica valiosa na identificação do fibrossarcoma (8). Outros critérios importantes para definir a malignidade desta neoplasia são o pleomorfismo, a hipercromasia celular e nuclear, e a presença de células tumorais gigantes (8,9). Neste caso, o exame histopatológico da massa tumoral revelou proliferação de células redondas a fusiformes com relação núcleo-citoplasma 1/1, contendo citoplasma eosinofílico e pouco delimitado, núcleo redondo, vesiculoso e central, contendo um a dois nucléolos. Células contendo até três núcleos foram observadas e figuras de mitose estavam presentes na proporção de uma por campo de 40X. As células organizavam-se em redemoinhos compostos por feixes de células entrelaçados e não delimitados.
Estudos epidemiológicos retrospectivos que levam em conta os tumores diagnosticados em cães, demonstram que a incidência deste neoplasma varia de 1,3% a 1,5% (10,11). Dentre os neoplasmas orais, o fibrossarcoma representa 11,11% dos casos diagnosticados (5). Entretanto, mesmo sendo as localizações extra-orais menos comuns para este neoplasma, o canino deste caso clínico apresentou a massa tumoral no membro anterior direito, na região do olecrano, sendo este dado importante para o estabelecimento de futuros diagnósticos diferenciais de outras patologias que cursam com aumento de volume desta região (osteossarcomas, condrossarcomas, higroma).
A idade avançada, a invasão e a recidiva tumoral são compatíveis com o que foi descrito por outros autores (1,2,3,4,5). Porém, no presente caso o animal apresentou metástase tumoral no linfonodo regional, o que é raro em animais com fibrossarcoma isolado (1,3). Entretanto este tipo de metástase foi citado também por outros autores (6).
Estudos relatam que não há recidivas tumorais mesmo após meses decorridos da amputação (com ampla margem cirúrgica) e que esse neoplasma não invade o tecido ósseo (2). No caso clínico apresentado, mesmo após 8 meses do último procedimento cirúrgico o paciente encontra-se sem sinais de recidiva ou metástase e durante o exame macroscópico do membro amputado ficou evidente que as estruturas ósseas estavam preservadas.

CONCLUSÃO
Baseando-se nos achados deste estudo, concluímos que é possível tratar cirurgicamente, desde que respeitadas as margens cirúrgicas, fibrossarcomas pouco diferenciados, possibilitando a completa recuperação do paciente. Para tanto o procedimento cirúrgico de amputação proximal de membros afetados por este neoplasma proporcionam a segurança necessária ao estabelecimento de um bom prognóstico. Contudo, o sucesso terapêutico está relacionado a um diagnóstico preciso da enfermidade. A citologia e a histopatologia se mostraram eficientes e seguras para estabelecer o diagnóstico e nortear a terapêutica para este paciente.

PALAVRAS-CHAVE: Fibroblastos; sarcoma; células redondas; canino.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1. PETERSON, J. S. Neoplasia de pele e de tecido subcutâneo. In: BIRCHARD, S. J.; SHERDING, R. G. Manual saunders de clínica de pequenos animais. 3 edição, São Paulo: Rocca, p. 328, 2008.

2. FLORENTINO, K. C.; BATISTA, J. C.; BRUSK, F. J.; PENA, S. B. Fibrossarcoma Canino ? Relato de Caso. In: ANAIS DA III SEPAVET ? SEMANA DE PATOLOGIA VETERINÁRIA ? E DO II SIMPÓSIO DE PATOLOGIA VETERINÁRIA DO CENTRO OESTE PAULISTA. Garça, São Paulo, 2005.

3. MICHELASSI, M. T. Aspectos Pós-Cirúrgicos em Cão com Fibrossarcoma em Cavidade Oral e Submetido à Mandibulectomia Parcial Rostral. 2008. 69 f. Tese (Especialização em Odontologia veterinária) - Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo e Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo.

4. SILVEIRA, M. F.; GUIM, T. N.; SPADER, M. B., SCHUCH, I. D.; GAMBA, C. O.; BONEL-RAPOSO, J.; FERNANDES, C. G. Estudo retrospectivo de 63 casos de sarcomas de tecido mole no período de 1980-2005. In: XVI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Anais. Pelotas, 2007.

5. GOMES, C.; OLIVEIRA, L. O.; ELIZEIRE M. B.; OLIVEIRA M. B.; OLIVEIRA R. T.; CONTESINI E. A. Avaliação epidemiológica de cães com neoplasias orais atendidos no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Ciência Animal Brasileira, v. 10, n. 3, p. 835-839, jul./set. 2009.

6. TILLEY, L. P.; SMITH JR, F. W. K. Consulta veterinária em 5 minutos. 2 edição, São Paulo: Manole, 2003.

7. CARLTON, W.W.; MC GAVIN, M.D. Patologia veterinária especial de Thomsom. 2 edição, Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 742-743.

8. JONES, T.C.; HUNT, R. D.; KING, N.W. Patologia veterinária. 6 edição. São Paulo: Manole, 2000, p. 958.

9. YAGER, J.A.; WILCOCK, B.P. Color atlas and text of surgical pathology of the dog and cat. London: Wolfe, v. 1, 1994, p.291-292.

10 SOUZA, T. M.; FIGHERA, R. A.; IRIGOYEN, L. F.; BARROS, C. S. L. Estudo retrospectivo de 761 tumores cutâneos em cães. Revista Ciência Rural, v.36, n.2, mar-abr, 2006.

11. DE NARDI, A. B.; RODASKI, S.; SOUSA, R. S.; COSTA, T. A.; MACEDO, T. R.; RODIGHERI, S. M.; RIOS, A.; PIEKARZ, C. H. Prevalência de neoplasias e modalidades de tratamentos em cães, atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná. Archives of Veterinary Science v.7, n.2, p.15-26, 2002.