INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa no qual o tema é “Fibromialgia: Relação de Melhora do Quadro Patológico com Exercícios Aquáticos”, especificamente o seguinte problema: as atividades aquáticas podem contribuir para o tratamento e controle da fibromialgia?

A fibromialgia é caracterizada por disfunções, como por exemplo: distúrbio do sono, fadiga e a diminuição da aptidão cardiorrespiratória (VALIM, 2006).

É uma doença bastante dolorosa, e quando o paciente procura o médico já chega muito desesperado pela dor que sente. Além da dor, existe outros sintomas que são característicos da fibromialgia: choques elétricos no corpo, cansaço, inchaço, depressão entre outros. (BALSAMO, 2005).

Em razão desse quadro, se têm pesquisado muito, formas de tratamento para fibromialgia, no intuito de minimizar os efeitos dessa patologia. A abordagem atual do tratamento se baseia na associação de medicamentosa e não medicamentosas (LEME; LEME, 2010). Nesse estudo iremos abordar apenas as não medicamentosas, no caso a atividade física aquática.

Fibromialgia é caracterizada por diferentes tipos de dores. O primeiro são as dores musculares crônicas generalizadas. Normalmente estas dores vêm e vão ou se instalam por todo o corpo. Já o segundo se enquadra em pontos dolorosos em regiões anatômicas bem determinadas (HAMMERLY, 2006).

A síndrome da fibromialgia é causada por dores crônicas e difusas originadas pelo sistema nervoso central, sendo uma patologia reumática não-inflamatória. (SANTOS, KRUEL. 2009)

A fibromialgia é uma síndrome reumática que afeta as articulações, músculos e esqueleto. Todo este agravante afeta negativamente a vida das pessoas, colocando em desordem a qualidade de vida (HAMMERLY, 2006).

De acordo com o autor supracitado, fibromialgia é uma doença completamente desagradável, pois a síndrome afeta não somente o físico, mas ela vai se instalando em todo o corpo deixando assim verdadeiro caos no corpo dos fibromiálgicos, além de se instalar na mente e nas emoções. Pessoas que possuem esta patologia irão ter vários sintomas e sensações, passando assim, para uma doença generalizada em que todo o corpo irá passar por mudanças estressantes como: dificuldade na locomoção, dores nas articulações, limitações corporais.

Movimentar o corpo pode parecer a última coisa que você queira ou deva fazer, mas a dor muscular da fibromialgia muitas vezes diminui bastante com exercícios moderados. (HAMMERLY, 2006).

Fibromialgia é uma síndrome idiopática, associada à dor crônica generalizada cuja característica predominante é a presença de dor musculoesquelética difusa e múltiplos pontos específicos sensíveis à pressão. (BALSAMO, 2005).

Quando um grupo muscular dói, outros compensam. Isso funciona por algum tempo, mas depois os músculos compensadores começam a doer também. Quanto mais se sente, menos se movimenta. Com o tempo, a falta de exercício deixa os músculos sem condicionamento, tornando-os menores e mais fracos. Músculos fracos facilmente se tornam músculos doloridos, o que provoca mais compensação, seguida por mais inatividade. O exercício é fundamental para a administração bem-sucedida da fibromialgia, por que rompe esse ciclo debilitante. (HAMMERLY, 2006).

Devido à sustentação contínua proporcionada pela água, consegue-se diminuir a sobrecarga óssea de maneira ideal, promovendo relaxamento muscular. Bates e Hanson (1998) explicam que o exercício em piscinas aquecidas é benéfico devido a uma ausência de força concêntrica. Segundo os autores, os movimentos são mais lentos por serem realizados na água fazendo com que diminua as chances de micro traumas na musculatura. Deste modo as atividades aquáticas induzem aumento tanto na tolerância ao exercício quanto no nível de resistência, acarretando uma melhora geral no nível de condicionamento e fazendo com que a intensidade dos sintomas diminua.

A água, que é cerca de 600 a 800 vezes mais eficiente em dar suporte ao peso do corpo que o ar constitui um ambiente apropriado para redução da mecânica corporal. Exercícios aquáticos para melhorar a postura, coordenados com respiração diafragmática, podem minimizar as complicações (MAGALHÃES, 2008).

Diante do exposto, este estudo busca responder a seguinte questão: Como as atividades aquáticas podem ajudar nas a aliviar os sintomas dos fibromialgiálgicos? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é conhecer por meio de relatos bibliográficos conhecer a os tratamentos indicados na melhora do quadro patológico com a prática de atividades aquáticas. Mais especificadamente, identificar por meio de livros, artigos científicos, dissertações e teses, qual a atividade aquática indicada para o tratamento da fibromialgia, identificar os materiais que possam ser utilizados nas atividades aquáticas para tratamento da fibromialgia e estipular a frequência semanal das atividades para pessoas portadoras da fibromialgia.

Esperamos que esta pesquisa forneça informações sobre a fibromialgia para população, com grande relevância social, sendo o efeito que essa pesquisa irá causar na sociedade, ou seja, a contribuição para a população portadora de fibromialgia. Também é notada a relevância cientifica, uma grande relevância desse projeto para os acadêmicos e pesquisadores do tema em questão, para que possa existir novas buscas relacionadas ao assunto, beneficiando o progresso do conhecimento científico possibilitando a todas as pessoas buscar conhecimento e alternativas para reverter o quadro em que se encontram.