Nos últimos anos, as fibras começaram a ser valorizadas, principalmente em dietas saudáveis. Assim passou-se a estudar mais profundamente as suas propriedades.

Através de pesquisas, os especialistas, chegaram à conclusão, da importância das mesmas em doenças cardiovasculares, câncer de cólon, diabetes e ainda da capacidade que elas têm em normalizar as funções gastrointestinais. As pesquisas relacionadas ao valor das fibras começaram por volta dos anos 70, na África, onde a alimentação era rica em verduras, frutas, legumes e cereais integrais.

Observou-se então que doenças como prisão de ventre, gastrite, diverticulite, câncer de cólon e hemorróidas não existiam por lá. Ao contrário de outros países, incluindo o Brasil, onde as doenças degenerativas crônicas eram preocupantes.

Portanto ficou provada, que a alimentação saudável é aquela em que 85% são de alimentos vegetais e 15% de origem animal. Uma dieta rica em fibras, como grãos integrais, produtos à base de farelo, frutas, verduras, legumes, sendo logicamente pobre em gorduras, melhoraria muito as doenças cardiovasculares.

As fibras podem ser: solúveis e insolúveis, sendo que as duas fazem bem ao nosso organismo, atuando de maneira diferente. Essas últimas são os farelos de um modo geral, encontrados nas cascas das frutas e legumes e como estas não são digeridas, ajudam no combate a prisão de ventre, diverticulite e do câncer de cólon facilitando o trabalho intestinal.

Quanto às solúveis, são encontradas na cevada, aveia, no bagaço das frutas cítricas, na casca da maçã, da goiaba, etc. Elas agem no intestino delgado, onde acontece a absorção dos nutrientes e no estômago.

As fibras reduzem as triglicérides e o mau colesterol, aumentando o bom. Elas também controlam a diabete, a pressão, dando mais energia e uma sensação de saciedade.

Mesmo sendo as fibras milagrosas para o nosso organismo, não devemos exagerar. As solúveis e as insolúveis devem ser consumidas em partes iguais. Os alimentos mais ricos em fibras são: o arroz integral, farelo de trigo, aveia, cevada, feijão e as frutas variadas como pêra, maçã, pêssego, goiaba, uva passa, laranja e mexerica com bagaço e hortaliças como batata com casca, cenoura, couve, brócolis, entre outros.

Já ouviu falar de Maxburn?

Quem se preocupa em levar uma vida saudável e equilibrada está sempre em busca de uma solução eficaz. Provávelmente você já tenha ouvido falar de MaxBurn, um produto natural que visa reestabelecer o peso ideal do seu corpo. Para saber mais sobre MaxBurn, acesse os links neste artigo.