Resumo. Neste artigo são abordados dois tipos de conexão bastante conhecidos: conexão via Rádio Frequência e conexão via Fibra Óptica, as grandes diferenças entre elas, porém a importância de cada uma em determinada região, suas vantagens e desvantagens, com fácil compreensão até mesmo por quem possui pouco conhecimento sobre o assunto.

1.Introdução

A primeira velocidade de conexão com a internet que tive a oportunidade de navegar foi em meados de 2005 no sistema operacional Windows XP e a velocidade era apenas 128 kbps (quilobit por segundo) via conexão discada, a qual usa a linha telefônica como transmissão de dados e poderia ser usada tranquilamente para baixar arquivos, verificar e-mails, fazer pesquisas da escola, se comunicar com outras pessoas através do MSN, ouvir música jogar e assistir a vídeos na época em que o YouTube foi lançado. Hoje essa velocidade é impossível de utilizar para múltiplas funcionalidades no nosso cotidiano.

2. Tipo de conexão diante da necessidade.

Hoje com a tecnologia Fibra Óptica, velocidades variam de 1 Mbps (megabit por segundo) até 150 Mbps, dependendo do quanto seu provedor pode lhe oferecer, o nível do consumo e de que forma ela será utilizada, em média de 10 a 20 Mbps são as mais utilizadas pela maior parte da população dentro da cidade em lugares onde essa tecnologia de conexão banda larga está disponível, mas dependendo da forma de consumo acaba sendo pouco, já que tudo que imaginarmos gira em torno da internet.

Uma residência com uma boa segurança como prioridade, a velocidade e qualidade da internet é essencial para quem utiliza de câmeras de segurança com alta definição e acesso remoto, por exemplo, o mais indicado é uma velocidade pelo menos 20 Mbps. Para que possa ser distribuída também para as outras formas de consumo como entretenimento e diversão que variam de tevês smarth full hd, aparelhos celulares de altíssima tecnologia tendo acesso a redes sociais com fotos e vídeos tudo em alta definição em tempo real, receptores de que permitem assistir mais de cem canais de filmes, esporte, incluindo canais exclusivos, que chegou a pouco tempo no brasil e para funcionar não precisa de antena, apenas pela internet chegando a consumir até 5 mbps somente um único aparelho.