Festa na Gramática

José Luis Monteiro da Conceição

Preciso viver todos os VERBOS TRANSITIVOS e completar com os meus OBJETOS DIRETOS E INDIRETOS a minha felicidade e mostrar através do SUJEITO COMPOSTO que somos muito mais que um e fortalecer através do MODO INDICATIVO aliado ao tempo verbal, que tudo passa de um dia MAIS- QUE- PERFEITO.

Ninguém será OCULTO, mas explicito. Ligarei para o Senhor VOCATIVO e chamarei para uma danceteria e lá encontraremos o APOSTO, que explicará o segredo de toda felicidade. Neste espaço de dança de um lado alguns agirão (VOZ ATIVOS) e de outro, alguns sofrerão (VOZ PASSIVOS), mas tudo se resolverá com a conjunção ADITIVA que  adicionará com seu charme especial os dois lados e formará um só corpo, uma só carne, um só sangue.

Infelizmente nesta festa faltará o SUBSTANTIVO, pois trabalhou o dia todo dando nome a todos os seres em geral, mas o PRONOME acabará o substituindo, dando aquele diferencial com seus truques de mutação.

Não chamaremos os ADVÉRBIOS DE NEGAÇÃO para esta festa até porque... Não preciso nem comentar, pois queremos alegria, emoção sentimento, foi por isso que passei um email para a INTERJEIÇÃO fazer parte da galera e brilhar no palco com suas invariáveis.

No meu  facebok, twiter, Orkut escrevi que o grande amigão ARTIGO DEFINIDO, apesar de aparecer antes mesmo do substantivo determinará e acompanhará todas as coreografias. Não posso esquecer que o mesmo tem às vezes  casos com preposições. Nesses encontros tiveram cinco filhos (locativo, ablativo, dativo, genitivo e comitativo), um mais bonito que o outro.

Já está na hora de tomar um belo banho e me arrumar para este grande evento, logo, logo falarei o que rolou por lá.

Neste jogo gramatical, tudo se brinca e se transforma em uma bela festa de conhecimento.