FESTA DO DIVINO EM ALCÂNTARA DO MARANHÃO– CALENDÁRIO 2014

ANO DA IMPERATRIZ

 ALTAR DO DIVINO

MÊS DE ABRIL.

 DIA 19 – MISSA DO FOGO.

Nessa missa a sociedade local sabe quantas pessoas irão fazer a festa, alem da Imperatriz e a Mordoma-Régia.

DIA 20 – ESMOLA DA IMPERATRIZ

No domingo da Páscoa a Imperatriz e seu batalhão saem pelas ruas da cidade coletando donativos para a festa. Normalmente, levam de dois a três dias nessa atividade.

DIA 21 – ESMOLA DA MORDOMA-RÉGIA  

Na segunda-feira, depois do Domingo de Páscoa, o segundo império e seu batalhão saem também na busca dos donativos.

DIA 22 – ESMOLA DOS DEMAIS MORDOMOS.

A partir dessa data os demais mordomos saem às ruas para angariar os seus donativos.

 MÊS DE MAIO

 DIA 25 – BUSCA DOS MASTROS NA MATA

Neste domingo, os dois impérios, pela manhã, saem para buscar o mastro na mata próxima a cidade. Um mastro fica na parte alta da cidade e o outro na parte baixa. É retirada a casca da madeira que fica secando ao ar livre. O tamanho do mastro pode variar de10 a15 metros.

DIA 28 – LEVANTAMENTO DO MASTRO DA IMPERATRIZ

Ás 16h, o cortejo da Imperatriz sai pela cidade levando o mastro que passa pela porta de cada festeiro onde é batizado e defumado. Servem-se licor e bebidas quentes para a população que acompanha o cortejo, animado pela banda de músicos. Normalmente, o mastro é erguido próximo da Casa do Divino (Paço Imperial), ou seja, na Praça do Pelourinho ou em frente à Igreja do Carmo.

DIA 29 – MISSA DA ASCENSÃO DO NOSSO SENHOR, COROAÇÃO DA IMPERATRIZ E PASSEATA

Ás 5h da manhã, tem-se a alvorada no mastro da Imperatriz quando as caixeiras tocam e cantam, depois, acompanhadas pelos músicos, vão para a Casa do Divino tomar o café da manhã.

Nesse feriado municipal, ás 9h, tem-se a missa da Ascensão do Nosso Senhor que marca o inicio oficial da festa. Todos os festeiros dos Tronos vestem roupas de época na cor branca. No final da missa, a Imperatriz é coroada e depois sai à passeata pelas principais ruas da cidade, terminando no Paço Imperial (Casa do Divino) onde os convidados são recebidos nas mesas de doces, licores. O doce de espécie e o chocolate no ovo são os principais elementos da culinária da festa e são servidos fartamente.

Às 15h, a Imperatriz ordena ao Vassalo da Espada para fazer a prisão de todos os mordomos, começando a partir da Mordoma-Régia. O batuque (caixeiras) e os músicos saem pelas ruas e fazem as prisões. Os presos são levados para o mastro da Imperatriz. São liberados, depois de pagarem prendas, e voltam (acompanhados de música) para os seus respectivos Paços.

DIA 30 – ESMOLA DA ASCENSAO. LEVANTAMENTO DO MASTRO DA MORDOMA-RÉGIA.

Neste dia inicia a busca de donativos para a festa, novamente. A imperatriz é a primeira a sair. Dia 1º de junho, é a vez da Mordoma-Régia e nos dias subseqüentes dos demais mordomos. Atualmente, já é evitado o termo “esmolar”, usa-se o termo “tirar jóias”.

Pela tarde, acontece o levantamento do mastro da Mordoma-Régia que é realizado da mesma forma do levantamento do mastro da Imperatriz.

 DIA 31 – (Sábado do Meio). VISITA DA MORDOMA-RÉGIA AO IMPÉRIO.

Ás 5h da manhã acontece à alvorada no mastro dessa mordoma.

Pela manhã, há a ciganagem. Meninas buscam donativos para fazer a comida da Mordoma (moedas, legumes, tomate, limão, ovos, etc.). É o principal dia da festa para essa festeira.

Às 12h – almoço para convidados no Paço da Mordoma.

Ás 17h – A mordoma vai tirar a licença para visitar a Imperatriz.

Depois da reza na Igreja Matriz, sai (22h) a Visita da Mordoma-Régia pelas ruas da cidade em direção ao Paço Imperial. Depois a Mordoma recebe seus convidados em sua casa com um banquete.

 MÊS DE JUNHO

 DIA 1º - DOMINGO DO MEIO

Às 10h, todos os mordomos se reúnem na Casa do Divino e partem para a missa do Domingo do Meio. A cor da roupa desse dia é previamente combinada, podendo ser verde, azul, amarelo, creme.

Depois da missa, o cortejo percorre a cidade e é recebido na casa de cada festeiro, sendo a Mordoma-Régia a primeira a ser visitada. Até as 17h todos os paços são visitados.

DIA 2 ATE DIA 06 – VISITAS DOS DEMAIS MORDOMOS AO PAÇO IMPERIAL.

Todas as noites, depois da reza ou da missa, os mordomos (chamados de mordomos baixos) saem de seus paços, passam na porta dos demais mordomos para o “viva” e visitam a Imperatriz. Depois esses festeiros retornam as suas casas para receberem os seus convidados num grande banquete (bebidas e muito doces).

DIA 06 – SUBIDA DO BOI

Ás, 15h, acontece o desfile dos bois dos mordomos pelas ruas da cidade, passando na porta de todos os festeiros. É acompanho do batuque das caixeiras e das bandas de músicas. É parecido com a farra do boi (comum em outros locais do país). Na madrugada esses animais são sacrificados e parte de suas carnes são doadas para as pessoas que ajudam na realização da festa, bem como, vão constituir parte das esmolas que os festeiros distribuem no sábado.

DIA 7 – DISTRIBUIÇÃO DE ESMOLAS PARA OS IDOSOS E A VISITA DA IMPERATRIZ AOS MORDOMOS.

A partir das 8h os festeiros vão distribuir esmolas para os idosos. À noite, depois da reza, a Imperatriz sai em cortejo (22h) visitando os mordomos.

DIA 8 – MISSA DO PENTECOSTE. PASSETA. PROCISSÃO. LEITURA DO PELOURO. LADAINHAS.

Às 10h acontece à missa solene em comemoração à Pentecoste, depois sai à passeata que finaliza na Casa do Divino onde acontece o almoço para os mordomos e convidados especiais. Ás 16h, a procissão sai da igreja matriz e ao voltar é feito a leitura do Pelouro. À noite, acontecem as ladainhas para o Divino nas casas dos festeiros.

DIA 9 – ENTREGA DE POSTOS

A partir das 8h começa a entrega dos postos para os festeiros 2015. Inicia-se o novo ciclo da festa.