As ferramentas de comunicação são formas e técnicas de linguagem que foram evoluindo com a historia e é através delas que desenvolveram várias formas de gestão tais ferramentas são instrumentos de trabalho para algumas profissões, como jornalistas, publicitários, entre outros que utilizam esse recurso em diversas área do seu trabalho.  

A  ferramenta de comunicação também é utilizada na gestão das empresas, segundo Kotler (2000) é através da comunicação de marketing que as empresas buscam reafirmar a marca, informar e persuadir os consumidores lembrando sobre as marcas que eles comercializam, além de  manter  um relacionamento ativo direto com o cliente e a marca da empresa, em um processo continuo e constante.

As organizações e empresas procuram achar a melhor forma de atingir o cliente na área de comunicação entrando em contado com o cliente em qualquer lugar, a qualquer forma, utilizando algumas ferramentas de comunicação em gestão, com o objetivo principal  de atuar da melhor forma de vender e destacar um produto ou a marca.

A comunicação deve ser entendida perfeitamente por ambas partes, onde a idéia do emissor (a empresa) deseja transmitir uma mensagem ao receptor (o consumidor) , sem que haja ruídos,  Kotler (2006) afirma que a seleção de canais eficientes para a transmissão da mensagem se torna cada vez mais difícil à medida que os canais de comunicação se mostram mais fragmentados e congestionados.

 

1. Canais dos Meios de Comunicação

 Kotler e Keller (2006) citam os canais de comunicação como meios pessoais e não pessoais. Keller (2006) afirmam que a influência pessoal representa um papel importante sendo a influência do boca-a-boca já comprovada, e com a modernização dos meios de comunicação, ela ficou ainda mais eficiente e formadora de opinião.

Os canais dos meios não pessoais citados por Kotler e Keller (2006) são direcionados a comunicação para mais de uma pessoa como por exemplo a mídia, que é constituída pelos meios de comunicação, escrita (jornais e revistas), transmitida (rádio, televisão), eletrônica (fitas de áudio e vídeo, página web) e expositiva (painéis, outdoors, cartazes) e outro outros canais.

A  ferramenta de comunicação busca  ressaltar a marca da empresa utilizando a observação de  pessoas de grande influência como artistas e celebridades para a credibilidade da marca, criando um líder de opinião que outras pessoas seguem como referência  desenvolvendo uma propaganda com grande peso de informação e valor de conversa (boca-a-boca)

As principais ferramentas de comunicação dentre os meios citados pelos autores são: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing, representando os principais meio de comunicação que será explicado no tópico seguinte.

 

1.2 Marketing

É uma ferramenta responsável pelo posicionamento da empresa no mercado perante aos seus clientes. É usada para determinar o interesse do consumidor diante da marca, produto ou serviço, assim determinando a estratégia que será utilizada nas vendas, na comunicação e no desenvolver do negocio.

O marketing ira cuidar de todo o ciclo de vida de um produto, desde sua produção até o seu consumo e tem  a finalidade de criar valor e satisfação no consumidor gerando um  relacionamentos positivo para a marca.

O marketing promocional é uma ferramenta dinâmica de atividades, desde o estudo de mercado, definição de uma estratégia, publicidade, venda e assistência após-venda do produto para obter  os melhores  resultados de vendas.

 

1.2.3 Propaganda

A  propaganda é a mensagem transmitida a partir de um veiculo de grande circulação/veiculação como rádio, TV, revista, jornais entre outros é paga por um anunciante que tem por objetivo criar,  reforçar ou reformar uma imagem ou referência da marca na mente do consumidor, expondo pontos positivos, qualidades e beneficiando o produto, serviço ou a marca da empresa.

A empresa deve ter  conhecimento do seu estabelecimento para que o anunciante, o profissional de publicidade tenha informações necessárias para a construção do briefing, para repassar com eficiência  a mensagem ao consumidor na criação da campanha publicitária.

Para a criação e planejamento de uma campanha publicitária deve-se tomar alguns cuidados pós-campanha, como exemplo se demanda  será suprida nas vendas e, ainda, com a  identificação da necessidade e desejo de compra ."A propaganda como meio promocional apresenta vantagens de atingir um número determinado de consumidores de acordo com as características e os objetivos visados pela organização." (LAS CASAS, 2000).

O merchandising pode ser usado na propaganda, divulgando ofertas na mídia como na promoção de vendas, quando se utiliza preços mais baixos ou brindes na aplicação de sua estratégica.

O Merchandising é uma ação de marketing ou material promocional usado nos pontos de vendas para informam, identificar, controlar, promover e proporcionar ao consumidor uma melhor visibilidade do produto, serviço ou marcas, com a intenção de influenciar ou motivas na decisão de compra.

Se o termo Marketing significa "ação no mercado", o termo merchandising significa "ação na mercadoria", de onde decorre que todos os elementos do composto de marketing devem estar presentes (LAS CASAS, 1997).

 

1.2.4 Promoção de Vendas

A ferramenta de promoção de vendas são utilizadas para atrair uma resposta rápida e direta do consumidor em um curto prazo, oferecendo três benefícios:

a) O produto chamar a atenção do consumidor e incentivando a levá-lo.

b) Contribui ao produto um valor mensurado ao consumidor

c) Convida o consumidor a adquirir o produto imediatamente.

 

A promoção incrementa a venda do produto ou o uso do serviço com base na oferta oferecida na condição da venda, tais como as vantagens de sorteios, distribuição de brindes, prêmios, descontos, cupons promocionais, distribuição de amostras, e muitas outras formas de oferecer algo a mais pela venda do produto ou serviço, pela mesma quantia de dinheiro.

Apesar de ser uma ferramenta principalmente de caráter complementar muitas empresas investem seus recursos disponíveis para comunicação somente em promoção de vendas (LAS CASAS, 1997).

 

1.2.5 Vendas Pessoais

O instrumento de comunicação do marketing realizada de forma pessoal e direta entre a empresa  e o  consumidor ou cliente é uma ferramenta eficaz no processo de compra. Kotler e Keller (2006) sugerem três vendas pessoais com características distintas:

a) A venda  pessoal é um relacionamento de conversa imediata e interativa entre duas ou mais pessoas, onde cada uma delas pode observar as reações da resposta.
b) A venda pessoal derivada de relacionamento interpessoal, desde o simples relacionamento profissional de venda ou até uma amizade pessoal.
c) A venda pessoal faz com que o comprador se sinta obrigado a comprar após ouvir a argumentação do vendedor.

 

1.2.6 Relações Públicas

 A empresa utiliza a Assessoria de Imprensa como uma ferramenta para uso de divulgação, geralmente por um jornalista que terá a responsabilidade de manter contato com veículos de comunicação e ressaltar na mente dos seus consumidores noticias, novidades, enviando releases da marca, produto ou serviço consumido para garantir a credibilidade do produto no mercado.

A Relações Públicas tem como função a manutenção adequado de comunicação entre uma instituição ou empresa, o objetivo do trabalho é manter o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma instituição, focando a imagem institucional e trabalhando com a opinião pública.

 

1.2.7 Internet

A internet é hoje a principal mídia digital no meio de comunicação. Esta ferramenta tem a função de transportar grandes quantidades de informações em qualquer tempo e espaço para todas as pessoas que tem acesso a internet. Através dela a empresa utilizando a internet de todas as formas para atingir o seu público-alvo, por telemarketing, marketing direto, mala direta, email marketing, entre outros. A mensagem deve ser preparada para atrair o perfil do segmento, através de uma propaganda ou um newsletter informativo, atraindo a atenção do cliente alvo.

 

BIBLIOGRAFIA

OGDEN, James R. Comunicação Integrada de Marketing. Trad. Cristina Becellar. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

ZENONE, Luiz Cláudio; BUAIRIDE, Ana Maria Ramos. Marketing da Promoção e Merchandising – conceitos e estratégias para ações bem sucedidas. São Paulo: Thomson, 2005

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Trad. Arlete Simille Marques, Sabrina Cairo. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. Trad. Mônica Rosenberg, Brasil Ramos Fernandes, Cláudia Freire. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.