O pensamento de Bachelard define-se epistemologicamente em uma associação sistêmica entre o construtivismo e a fenomenologia.

Portanto, em primeiro lugar definiremos o que é o construtivismo. Uma acepção filosófica que fundamenta especialmente na dialética das relações morfológicas, entre o sujeito cognoscente e o objeto conhecido, como realidade fenomenológica exposta. 

Com efeito, o sujeito está numa relação direta com o mundo exterior, sendo  tal mecanicidade a produção epistemológica fenomenológica, pela construção.

Desse modo, a razão significativa, por intermédio  da memória  responsável pela estruturação do real como fenômeno em exposição.

Portanto, dessa forma, a razão estruturada pelo mundo real, ou seja, pelo objeto fenomenológico em questão, na produção do conhecimento significativo.   

A pergunta fundamental quando entra a epistemologia bacheladiana, na relação da fenomenologia com o construtivismo.

Para o referido em sua teoria o conhecimento, o saber construído não é em si um dado fenomenológico objetivo.

Por meio da fenomenologia, o objeto apresenta ao sujeito sem objetividade estrutural, como problema epistemológico, não sendo evidente a priori, não percebido de imediato pela experiência empírica.

Por outro lado, não pode ser representado como um protocolo de isenção formal. Portanto, implica em uma relação teórica de construção, com o objetivo de formular teoricamente o fenômeno.

Com efeito, o objeto é pensado, sem ser fruto projetivo do pensamento, ou seja, produções ideológicas. Entretanto, necessária à interrogação permanente sistematicamente.

Desse modo, compreende que o conhecimento epistemológico, não é fruto apenas do conhecimento sistêmico a priori, por meios de processos de sínteses projetivas, torna-se necessário a construção.

A relação da episteme com a realidade, sendo que o fato epistemológico interpõe na correlação de forças na produção do saber epistemológico.

Portanto, nascem de relações complexas de proporcionalidades, a construção e a fenomenalidade.

Para Bachelard todo conhecimento surge de fatos fenomenológicos, ou seja, realidades concretas, sendo o resultado final o objeto construído, como realidade fenomenológica pensada.

 Entretanto, a razão como sujeito cognoscente dirige a realidade, o fato fenomenológico, em uma relação dialética, surgindo o pensamento como análise científica produzida.

Portanto, desse modo explica-se em Bachelard em sua teoria epistemológica a relação do construtivismo com a fenomenologia.

Edjar Dias de Vasconcelos.