Antes de qualquer coisa é importante deixar claro que este não é um texto de cunho político, ainda menos em defesa de um ou outro partido, mas sim em defesa do espírito empreendedor brasileiro. Abalados com o cenário político e assombrados pelos fantasmas da crise muitos de meus amigos se tornaram pessimistas, amigos que em um passado não muito distante eram empreendedores, positivos, otimistas simplesmente se deixaram levar pela onda do “Infelizmente no Brasil”. Onda não, enxurrada!

Nos grupos de mensagens ou nas redes sociais a frase que mais vejo é “Infelizmente no Brasil”, e isso não me preocuparia se estivéssemos vendo apenas mais um modismo, mas o fato é que essa frase tem impacto devastador, basta ver os comentários desencadeados por esta afirmação nos comentários ou nas mensagens seguintes a ela.

Concordo sim que estamos atravessando um momento de apreensão, um momento crítico, de grandes expectativas e de muitas especulações, mas como já disse em diversos outros momentos somos nós quem temos o poder de mudar esse cenário, quem se vacina diariamente contra a imensidão de comentários depressivos e pessimistas, quem encontra motivação para levantar de suas camas todos os dias e enfrentar os leões que devem ser enfrentados. Sim leões! Hoje não matamos mais um leão por dia eles aparecem aos bandos e nem todos precisam ser mortos, alguns basta enfrentarmos e nesse momento é importante gerenciarmos o uso de nossa energia de acordo com o cenário em que o leão está inserido.

Nós somos responsáveis por reverter esse cenário, seja com a adaptação de nossos negócios, seja criando novos modelos de negócios, novos modelos de gestão de recursos sejam eles quais forem, novos produtos, novos serviços, novas soluções. São diversos os casos de empresas e empreendedores em desenvolvimento exatamente neste momento, com negócios saudáveis e rentáveis com projeções otimistas para o futuro. O que eles fazem de diferente? Acreditam, investem, arriscam e não se assustam com os fantasmas da crise.

A oportunidade está aí para quem quiser abraçar, basta atitude.

O melhor de tudo isso é que estamos no Brasil, FELIZMENTE NO BRASIL, o maior país da América do Sul, o quinto maior do mundo em área territorial e população, posicionado entre as dez maiores economias do mundo com PIB acima de R$2.2 trilhões em 2014, país riquíssimo em recursos naturais, de clima tropical, com mais de 7 mil quilômetros de litoral, livre de desastres naturais, de solo rico e fértil, multicultural e de grande diversidade étnica, destino turístico mais visitado da América do Sul, alem de ser um país muito jovem, enfim são inúmeros os pontos positivos que encontramos ao falar do Brasil, poderíamos fazer uma lista enorme.

Ser empresário no Brasil realmente não é fácil, nunca foi, mas porque deveria ser? Será que é tão fácil assim ser empresário em algum outro país?