Você reparou que nos últimos meses uma certa palavrinha, que chegou a ser a grande vilã da sociedade moderna, saiu um pouco de circulação? Estou me referindo ao ESTRESSE.

Ainda identificado como uma das principais queixas nos consultórios médicos, muitas vezes mascarado por outros sintomas, o estresse parece estar perdendo na corrida para a FELICIDADE.

Existe hoje muito mais produção ligada ao tema da felicidade e às estratégias para se viver melhor por este caminho do que publicações falando sobre o estresse e como enfrentá-lo no dia a dia.

É claro que, se você digitar a palavra estresse nos sites de pesquisa, encontrará notícias publicadas inclusive nas últimas horas. Porém, não estamos aqui nos referindo a uma extinção do estresse na sociedade, mas sim a uma possível mudança de foco e movimento que pode estar acontecendo em nosso meio.

Como palestrante motivacional, entendo o foco como uma lente de aumento. Quando um ator em cena recebe o foco, por exemplo, ele está em destaque, torna-se o elemento principal daquela história e faz com que as demais coisas que acontecem ao seu redor sejam menos importantes ou mesmo passem por nós despercebidas.

Ao colocarmos o estresse em foco, seja na sociedade como um todo ou em nossa rotina particular, acabamos deixando de lado outras tantas coisas importantes, ainda que o nosso objetivo seja eliminá-lo de nossas vidas. O caminho para a manutenção da saúde física e mental não se dá apenas pela remoção do estresse, mas também e principalmente pelo acréscimo de prazer e momentos felizes ao longo do nosso dia.

Quanto mais em foco pudermos colocar tudo que envolva a felicidade, menos importantes e relevantes se tornarão os nossos problemas e mais energia sobrará para lidarmos com as atividades cotidianas.

Experimente! Produza felicidade, construa pequenos momentos de prazer ao longo do seu dia, pesquise mais na internet sobre como viver melhor e feliz ao invés de procurar soluções para reduzir o estresse. O melhor "brinquedinho" antiestresse é a sua mente. Mantenha seu foco naquilo que deseja tornar o grande protagonista da sua história.