FELICIDADE CAPITALISTA

 

Uma simples análise do filme em busca da felicidade.

Objetivo: identificar o verdadeiro culpado da infelicidade humana.

Métodos: a história, e a reflexão.

O que desejamos: um olhar crítico e racional.

 

   Uma boa programação de feriado ainda é assistir um bom filme, principalmente quando esse têm objetivos de nos tornarmos pessoas melhores, e nos estimular a competência. Dentro dessa ótica, o filme em busca da felicidade produzido na década de 80 desempenha esse papel.

   A longa metragem conta a historia de Chis Gardner, sem teto que virou corretor de bolsa de valores, e milionário.

   No filme o autor principal o competente Smith, todo tempo busca a felicidade, mas como podemos ser felizes em um sistema que incentiva a busca de prazeres?”O maior inimigo da felicidade é superficialidade’(DIJANIRA SILVA, 2011)”. A Superficialidade é a essência do sistema capitalista, onde em alguns momentos temos dificuldades de separar mercadorias de pessoas. Tudo vira mercado, sentimento fraterno é substituído por de troca de favores e interesses.

    A sensação que experimentamos quando assistimos ao filme em alguns momentos é que existem dois mundos o “feliz” as pessoas comprando, e o infeliz, o autor principal tentado comprar, viver, morar, comer. Esse é o grande dilema capitalista não importa o que você seja, seus valores, sua família, estão tudo a venda; na verdade instalou-se uma feira livre, um mercado a céu aberto onde o importante é ter e não o ser.  

    Sentimos falta no filme da discussão racial ou será que o fato de Chis Gardner ser negro não contribuiu em nenhum momento para os seus problemas econômicos?Devemos tomar cuidado para não praticamos o anacronismo, todavia a situação do negro no cenário econômico é complicada até hoje.

    A saga de Gardner esta em harmonia com o sonho americano: Quem trabalhar consegue vencer! Por isso que filme teve grande sucesso, o capitalismo que nos convence dessa ilusão... Usando exemplo de uma pessoa bem sucedida. Eles estão nos dizendo: Você é o verdadeiro culpado do seu fracasso, a sua preguiça ti levou a essa situação. 

     Mediante o apresentado é falaciosa a ideia que o cidadão é culpado de todos os males sociais, pois vivemos em sociedade, e é responsabilidade do governo a garantia dos direitos sociais.

     Me reportando ao filme,os Estados Unidos, ainda não vivia a grande crise econômica da atualidade, era a década de governo de Reagan, que restaurou a prosperidade no país, entretanto já amostrava para olhá-los, mas atento que eles não eram o paraíso; tão propagado nos cinemas, livros, televisão!O filme responsabiliza o individuo pelo seu fracasso é uma visão liberal com base na teoria da pobreza underclass o seu “pensador” foi o sociólogo Sr: Charles Murray,que afirmava que existiam uma subclasse mas propicia ao erro,e nela ele incluíam o negro americano,predeterminada para as incertezas da vida:Pobreza,desemprego,crimes..

     Para Adam Smith o trabalho era a riquezas das nações, no livro o manifesto comunista (PA. 95) Marx apropriando-se dessa ideia afirma: ”Já que o trabalho é a forte de toda riqueza ninguém pode apropiar-se de riqueza que não sejam um produto do trabalho” Em Marx existia uma elite parasitaria e gananciosa que se sustentava a custa do trabalho alheio.

     Gramsci identifica a força que essa elite parasitaria usa para ficar no poder: A ideologia; objetivada em alienar o povo, pois para o pensador italiano como poderia a minoria usurpar a maioria se não fosse com consentimento?

     Retornando a análise do filme, me debruçado na sua proposta alienante: ele é o garoto propaganda do sistema capitalista e de sua tese: Você, e só Você, é o responsável pelo seu fracasso. Mas será que exemplos bem sucedidos não são bons?Não é esse o caso, ficamos felizes quando pessoas conseguem resultados positivos, diante de tantas dificuldades. O Murray, os Lulas, as Marinas Silvas e outros, mas responsabilizar o individuo unicamente pelo seu insucesso em um sistema que se sustenta na acumulação, e desigualdade é no mínimo uma irresponsabilidade.