Fé ou Ciência, dê o nome que quiser...: A saúde do corpo

(By Lucia Czer)

Podemos chamar de "Fé" ou podemos dar qualquer outro nome, mas o que acontece é que este sentimento é capaz de realizar curas, operar milagres na vida e na saúde das pessoas. Não vamos falar de fé em Deus, deuses, avatares ou quaisquer outros símbolos ligados à questão da religiosidade.

Vamos falar de fé em qualquer coisa capaz de estimular a esperança, a vontade de viver, de ser melhor, de cultivar os sonhos e o bem estar psíquico.

Este texto nada tem a ver com dicas de auto ajuda, empirismo, pré-conceitos ou senso comum. Estamos falando sobre como o pensamento e a confiança podem realmente desencadear uma ação em cadeia, atingindo a respiração, acelerando o bombeamento de sangue e estimulando as funções do corpo. A produção de adrenalina e cortisol incentiva o organismo a funcionar, desenvolvendo uma maior sensação de bem estar e, com o aumento de endorfina na circulação, mensagens são enviadas ao cérebro dizendo-lhe para melhorar a saúde física.

Isso que chamamos de fé pode ser somente crença ou espiritualidade, capacidade de meditação, de introspecção. Nesses momentos em que voltamos o olhar para o que não podemos compreender, aceitando que não temos o mannagement sobre tudo que existe entre o céu e a terra, equilibramos o nosso organismo. Tornamo-nos menos inquietos e apressados. Estabelecemos uma confiança e uma consciência corporal que beneficia o corpo como um todo.

É esse alinhamento entre o físico e o espiritual que pode fazer a diferença no momento em que tomamos uma atitude interna, com o espírito apaziguado pela reflexão, tendo um olhar sobre a realidade, aceitando o momento presente como ele é, sem, contudo, perder a expectativa do amanhã, ainda que não o possamos controlar, apenas nele confiar e aguardar.

Quando confiamos, a nossa mente toma-se de tranqüilidade. Há maior quietude em nossos pensamentos e é possível estabelecer conexões entre o terreno e o etéreo.

O que importa mesmo é a atitude positiva diante dos fatos da vida, o efeito das nossas emoções e dos nossos pensamentos sobre o corpo material. Aí, estaremos em sintonia com o universo, criatura ou criador.