Os temas telemovel. Hoje em dia as pessoas gostam de dar o seu toque peculiar, ninguém gosta usar produtos completamente standard, impossíveis de identificar quando misturados na multidão. Tal como acontece com os automoveis e o fenómeno tuning, nos telemóveis, as pessoas compram capas e acessórios de maneira a tornar o seu telemovel único.

Personalizando o software é outro caminho seguido por muitos, e são milhares os sites que providenciam jogos, imagens, toques, temas telemovel. Todos pretendem aquela imagem linda, aquele toque engraçado e único.

Os temas telemovel podem ser escolhidos para espelhar a nossa identidade, o nosso estado de espírito ou estilo e podem ser alterados numa base diária ou até horária, conforme desejarmos. Os temas telemovel podem ser descarregados da internet de graça ou por um custo muito baixo.

Mas o que são os temas de telemovel ?

Temas telemovel são aplicações que são instaladas para reformar a imagem de fundo no display do telemovel, tranformar a interface gráfica e outros itens como botões, ícones, gráficos da bateria e de sinal de rede.

O que é preciso para desenvolver temas telemovel ?

Para formar temas telemovel necessitas de um computador e software especializado. Usualmente este software é gratuito e está disponivel no site do fabricante do telemovel. O máximo que pode ser exigido é o registo, mas não costuma ser necessário fazer nenhum tipo de pagamento, são os chamados programas freeware.

E para o meu telemovel, é possível desenvolver temas?

Para criar um tema para qualquer Sony Ericsson vais precisar de um programa apelidado Theme Creator Pro 3G ou SE Themes Creator, este último é muito pequeno e simples. Para se desenvolver um temas telemovel basta seleccionar o modelo, carregar as nossas imagens e toques, escolher as cores desejadas para os diversos elementos da interface, e voilá: gravamos e temos o nosso próprio tema, personalizado á nossa medida.

E quanto a temas para um telemovel Nokia?

Para criar temas para um telemovel Nokia vais precisar de um dos seguintes programas:

  • Theme studio 3.0 for S60
  • Carbide 3.1.1
  • Nokia Series 40 Theme Studio
  • S40 Theme Studio 2.2

O Theme Studio 3.0 for S60 é utilizado para fazer temas para a segunda geração de telemóveis Nokia baseados na plataforma S60. Estes são: Nokia 6600, 6630, 6680, 7610, 3230 etc.

Com o Carbide 3.1.1 podes conceber temas para os telemóveis de 3ª geração da plataforma S60 (Nokia 3250, Nokia N-series, Nokia E-series etc). A interface deste programa é um pouco mais bicuda do que a do SE Theme Editor, e convém ter já alguma experiência no uso de programas de edição de imagem, mas com algum empenho e tempo disponível, qualquer um pode fazer bons temas telemovel com este programa.

O Nokia Series 40 Theme Studio é empregue, como o próprio nome indica, para desenvolver temas para telemóveis trabalhando na plataforma S40. A versão 1.2 faz temas para a 2ª edição destes telemóveis como por exemplo: 2626, 6230i, etc. Existe ainda a versão 2.2 que funciona para fazer temas para telemóveis da 3ª edição dos S40, como os Nokia 6300, 6125.

As interfaces destes programas são as mais simples, sobretudo quando comparadas com as dos programas para a plataforma S60. É tudo muito axiomatico, basta escolher imagens com uma resolução adequada, seleccionar as cores pretendidas e já está. Muito em breve falarei mais sobre temas telemovel.