Quando se cogita em requerer a cidadania de uma nação se pensa em mais uma nacionalidade. O indivíduo é detentor da naturalidade do país de seu nascimento, no entanto poderá fazer a requisição da nacionalidade de algum outro, basta que ela apresente laços familiares com algum cidadão do país em questão.

Ao exigir a cidadania, o indivíduo deverá saber que é um procedimento extenso e complicado, que exige perseverança e vontade de se comprometer com o objetivo de se alcançar toda a papelada exigida durante o processo. O Consulado é a chave no procedimento pelo fato de que é a partir dele que o indivíduo iniciará o processamento de nacionalização estrangeira.

O indivíduo poderá ser do Brasil, haver nascido por aqui, e apresentar ligação direta com poloneses. Isso lhe dá o direito de exigir a cidadania polonesa e poder ser um cidadão polaco, que está sujeito à lei do local e com abertura livre tanto na Polônia, da mesma forma eu que países irmãos europeus.

Existem certas opções para ter certeza se o cidadão possui a oportunidade de solicitar a nacionalidade de outro local. Cada nação tem suas regras e normas, e tais devem ser bem reconhecidas e aprendidas momentos antes de começar o processo, a fim de que não seja uma coisa inacessível com o andamento do tempo ou no momento em que o processamento aportar em instâncias maiores.

Em nosso país, se leva em consideração a chamada “lei do solo”, sendo o local de nascimento o mais importante no momento de se pedir a nacionalidade. Em um local como a Polônia, o que vai ser mais importante par se exigir a cidadania polonesa é a chamada “lei de sangue”. Por meio dela se comprova que existe uma ligação de sangue entre os envolvidos no procedimento e a nacionalização da Polônia poderia ocorrer.

Sabendo que há esses ligações sanguíneas com a pessoa polonesa, resta saber se essa ligação é através do lado do pai ou materno. Sabendo disso, é importante ter conhecimento de que é necessário fazer uma pesquisa com profundidade a documentação que mostre a ligação consanguínea com quem faz o pedido. Tal procedimento poderia ser um pouco complicado, caso não se tenha os papéis importantes. Tais documentos serão pedidos ao se dar entrada no Consulado da Polônia com o requisito para se pedir a cidadania polonesa.

No Consulado, eles orientarão aos que desejam pedir a cidadania como se procede todo esse procedimento, que documentos são essenciais com o intuito que se siga o processamento e de que jeito isso poderia acontecer. Se o indivíduo não conseguir acessibilidade a toda a papelada de seus pais, ele poderia precisar procurar os mesmos na Polônia, nos lugares onde existir os documentos.