Fazer a diferença para o cliente.

Se você deseja “fazer a diferença para o cliente” é necessário antes de tudo, respeitar um dos fundamentos básicos do comércio, que é oferecer ao cliente um bom atendimento. O conceito do bom atendimento há muitos anos vem sendo defendido, e é possível encontrar vários livros que tratam sobre o assunto, mas quando o assunto é bom atendimento é preciso entender que é necessário estabelecer padrões de atendimento, para que não ocorra o atendimento sem critérios ou que aconteça o atendimento como cada profissional da sua empresa quer ou que acredita estar fazendo o atendimento da maneira certa, este tipo de atendimento poderá ser um atendimento de qualquer jeito, pois cada um faz do seu jeito.

Ter o atendimento padronizado não significa que os atendimentos serão impessoais, robotizados ou apáticos, pelo contrário um bom atendimento é pautado pela humanização, cordialidade, ética e respeito ao cliente, mas como vivemos em um país como o Brasil, onde as culturas do sul e do norte são diferentes, não é possível ter apenas um modelo de atendimento, porém os princípios que pautam um manual do atendimento são os mesmos, o que muda é para suprir diferenças regionais como é o caso que acontece em grandes redes de lojas e também nas franquias.

Fazer a diferença para o cliente é oferecer um bom atendimento personalizado levando em conta as diferentes necessidades do seu cliente e quando o cliente sente-se bem atendido, “cria-se o ambiente perfeito para o cliente comprar e se sentir bem”.

Se a sua empresa não está oferecendo um bom atendimento ou não possui o manual do bom atendimento, este é o momento de melhorar e corrigir isto.

O atendimento de qualidade é um importante diferencial competitivo, e a sua empresa precisa ter este diferencial para “fazer a diferença para seus clientes”, inicie essa mudança melhorando o atendimento na sua empresa e criando o seu próprio manual do bom atendimento.
 
Após criar o seu manual de bom atendimento treine todos os seus colaboradores e pratique todos os dias este manual e quando necessário faça adaptações e modernizações para que o manual permaneça sempre atualizado.


Para Refletir: Pratique o bom atendimento na sua empresa isto “faz muita diferença para o seu cliente”.