A religião de cada um é pessoal, aqui nos discutimos historia, ou seja, fatos, e não a fé de cada um ou deus que cada um crê, e é fato que Lutero extremamente contra a venda de indulgencias, e também é fato que Lutero não tinha o intuito de formar uma nova igreja, ele queria consertar com suar 95 teses o que segundo ele estava errado na igreja católica, a idéia de uma igreja nova era de Calvino.
Também é fato que durante a guerra dos camponeses, Lutero encorajava os príncipes a castigarem os camponeses até mesmo com a morte. Os camponeses liderados por Thomas Müntzer procuravam melhorias para sua condição, já Lutero por sua vez defendia que a existência de "senhores e servos".
Em certa ocasião testemunhou uma batalha que o levou a escreveu em sua obra "Adendo: Contra as Hordas Salteadoras e Assassinas dos Camponeses" " quem puder que bata, mate ou fira, secreta ou abertamente, relembrando que não há nada mais peçonhento, prejudicial e demoníaco que um rebelde", no mínimo controverso, sendo que ele próprio foi considerado um fora da lei apos ser excomungado. Em uma opinião pessoal eu diria que ouve um pouco de despeito de Lutero quando referiu-se ao Papa, líder da instituição a qual ele queria e reforma e foi expulso, como o "Anticristo".
Em seus últimos anos, Luther tornou-se anti-semita, chegando a escrever que as casas de judeus e suas sinagogas deveriam ser destruídas, dinheiro confiscado e liberdade cerceada, muito parecido com um austríaco que nasceu 343 anos após sua morte, Adolf Hitler.