FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ANÍSIO TEIXEIRA
Curso de Ciências Biológicas

FATORES QUE INTERFEREM NO ENSINO
DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Ana Paula dos Santos Sobrinho
Rafaela Stefania de Souza
Roberta da Silva Moreira
Wander José da Silva

Ibirité
2011

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo identificar os fatores que interferem no ensino da Evolução Biológica enfrentados pelos professores de Biologia que lecionam em escolas estaduais do Ensino Médio de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité, MG. Foram analisados os fatores facilitadores e dificultadores. De acordo com os resultados verificou-se que os fatores que interferem no ensino da Evolução Biológica e que são facilitadores partem do interesse que o aluno possui em relação ao tema e da curiosidade em entender como surgiram os seres vivos, já os fatores dificultadores são os que envolvem principalmente questões religiosas e conceitos prévios dos alunos que não aceitam ou não "acreditam" na Evolução por já chegarem à sala de aula com a sua opinião "formada". Tendo em vista tais apontamentos faz-se necessário, pois pensar no ensino da Evolução Biológica não a partir da doxa, mas a partir de questões propriamente do campo científico, uma vez que na sala de aula o que se busca na dialética aluno/professor são conhecimentos cientificamente comprovados.

Palavras-chave: Ensino; Evolução Biológica; Professores de Biologia.

1 INTRODUÇÃO

A Evolução Biológica pode ser definida como o processo responsável pelas mudanças de características hereditárias como grupo de organismos, populações e espécies ao longo de gerações (FUTUYAMA, 2002).
A Evolução Biológica se apresenta como elemento unificador, através dos quais, muitos fatores como, as semelhanças anatômicas e fisiológicas entre as espécies, a embriologia e a diversidade dos seres podem ser explicadas (GAYON, 2001).
Para Tidon e Lewontion (2004), o estudo da Evolução é capaz de integrar as Ciências Biológicas com outras áreas do conhecimento como Sociologia, Matemática, Ciências da Computação, Geologia, História e Filosofia. Para tanto, o conhecimento de conceitos, mecanismos e fatores evolutivos, se faz necessário para a compreensão da diversidade da vida além de proporcionar através de análises e reflexões o desenvolvimento crítico dos alunos (TIDON; VIEIRA, 2009).
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC, 2007) sugerem aos professores de Biologia do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, o eixo temático Evolução no currículo de Biologia, pois através deste será possível uma abordagem recursiva de conteúdos ao tratar das evidências da Evolução.
De acordo com Coimbra (2007), a Evolução Biológica é considerada como um conteúdo difícil de ser trabalhado, muitas vezes é deixado para o final do plano de curso por apresentar barreiras conceituais por parte de professores bem como a influência das crenças religiosas. Ainda a esse respeito, Tidon e Lewontion (2004) citado por Amorim e Leyser (2009), salientam uma série de dificuldades dos professores que trabalham conteúdos de Evolução Biológica no Ensino Médio.
Segundo Goedert (2004), os professores enfrentam conflitos no ensino da Evolução Biológica quando surgem polêmicas entre criacionismo e evolucionismo, pois se cria a partir daí uma contradição entre ciências e religião gerando tensão para os professores.
Para Tidon e Vieira (2009), concepções equivocadas por parte dos professores, que simplificam de forma errônea a complexidade da natureza, são muito difundidas em várias partes do mundo porque parecem lógicas e fáceis de serem compreendidas.
Para Souza (2008), o estudo da Evolução é tratado com descaso quando abordado durante as aulas. Isso deve ser mudado, já que o mesmo é essencial para muitos e outros conceitos e eventos ligados não só a Biologia, mas a outras áreas do conhecimento. Ainda de acordo com essa mesma autora existe uma dificuldade em abordar a Evolução Biológica de forma efetiva porque, muitas vezes, ela é concebida pelos alunos de forma equivocada e estes ainda costumam apresentar as suas próprias "interpretações" que não estão de acordo com o seu objeto de estudo.
A Evolução Biológica é apresentada aos alunos de modo fragmentado, impregnadas de ideologias e com distorções científicas atualmente aceitas (CARNEIRO, 2004). Sobre a Evolução Biológica ensinada nas escolas, Bizzo (2009), sugere que existam razões complexas para as dificuldades de aprendizagem desse conteúdo, que não deve limitar-se à destreza e aos conhecimentos do professor ou às habilidades cognitivas do aluno.
A partir das considerações já apontadas, a presente pesquisa nortea-se através da seguinte problematização: quais são os fatores que interferem no ensino da Evolução Biológica?
Logo, faz-se necessário que esse tema seja efetivamente trabalhado nas escolas de Ensino Médio de forma adequada, de maneira que os alunos possam compreender significativamente a Evolução Biológica por ser um tema unificador e integrador das Ciências Biológicas. Por isso, é relevante entender os fatores que facilitam e os que dificultam o ensino sobre Evolução na concepção do professor de Biologia.
Toma-se por objetivo geral dessa pesquisa identificar os fatores que interferem no ensino da Evolução Biológica na concepção de professores de Biologia da rede estadual nos municípios de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité, MG.
Dessa forma, a presente pesquisa poderá contribuir para reflexões e possibilidades para trabalhar o tema Evolução Biológica nas escolas de Ensino Médio.