TRADUÇÃO

FATORES QUE INFLUENCIAM NA RESISTÊNCIA

MECÂNICA DE UNIÕES FINGER JOINT

AUTORES: Jose T. Karsulovic e Luiz Adolfo Leon G.

TRADUÇÃO: Ernesto Augusto Garbe    14p.

A técnica de uniões dentadas tem entre suas principais aplicações a junção dos extremos de peças de madeira, o qual constitui atualmente um grande potencial para melhorar o rendimento da matéria prima na indústria dos serrados e elaboração da madeira, pois permite valorizar peças curtas de escasso valor ou revalorizar peças de tamanho comercial de baixa qualidade.

Muito variados e diversos são os fatores que interferem na qualidade final de uma união, referindo-se a eles, em geral, existem aspectos inerentes às características da madeira e do adesivo, ao formato dos dentes e ao processo de fabricação.

O objetivo deste trabalho é difundir alguns conhecimentos fundamentais sobre os principais fatores que incidem na resistência mecânica das uniões dentadas. Pretende-se assim contribuir com o desenvolvimento desta técnica, cuja aplicação pode permitir um melhor aproveitamento do recurso e entregar grandes possibilidades de gerar uma interessante fonte de benefícios ao país, através da comercialização de madeira ensamblada nos mercados externos.

1. GENERALIDADES

No caso das uniões longitudinais no extremo, o propósito é obter peças com maior comprimento. Existem muitas outras aplicações como os ensambles de peças em ângulo para a fabricação de elementos estruturais com peças maciças ou a confecção de pórticos a partir de vigas laminadas retas, também se utiliza na estruturação de painéis de chapas laminadas, LVL (Laminated-Veneer-Lumber) que representa uma alternativa para usos estruturais.

Tem-se gerado um crescente interesse em nível mundial pelas junções longitudinais mediante uniões dentadas, uma vês que permite obter peças de grandes longitudes que podem ser cortadas no comprimento desejado a partir de elementos curtos, provenientes de peças de madeira de baixo valor comercial ou ate mesmo de material de descarte da indústria de elaboração. O produto resultante de apresenta isento de defeitos e possui muito boa estabilidade dimensional.

Uniões longitudinais nos extremos, usando a técnica de união dentada, podem ser executadas para a obtenção de peças a serem utilizadas com diferentes propósitos, classificando-se em dois grandes grupos, segundo o nível de carga que serão submetidas em serviço, sendo: usos estruturais e usos não estruturais. No primeiro caso, os membros somente requerem uma resistência para sua manipulação e beneficiamento, enquanto em elementos estruturais, o aspecto principal é a resistência mecânica que oferece à união a ação de solicitações importantes.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.