ERNESTO AUGUSTO GARBE

"Fatores Influentes na Secagem Convencional de Pinus taeda com Ênfase em Trincas Superficiais"

Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Industrial Madeireira, do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, do Setor de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de "Engenheiro Industrial Madeireiro".

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Klitzke

CURITIBA

2006

Pelo apoio e incentivo incansáveis, sustentando-me e desenvolvendo condições que supriram minhas necessidades, desde a pré-escola até a conclusão desta bonita etapa da minha vida, a universidade, aos meus pais Walter e Marilin e minha irmã Carolina,

DEDICO

AGRADECIMENTOS

Ao professor Ricardo Klitzke, do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, do Setor de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Paraná, que se dispôs a orientar-me, dando-me condições de realizar com sucesso este trabalho de conclusão de curso.

A toda equipe da MASISA Madeiras, Planta de Rio Negrinho – SC, pelo convite de realização do estágio curricular e deixando toda sua infraestrutura ao meu dispor. Em especial ao Engenheiro de Madeiras Cristian Alvarez, chefe do Departamento da Qualidade e Estudos da empresa e orientador do estágio de conclusão de curso.

RESUMO

Devido a atual importância, foi estudada a madeira de Pinus taeda, do processo de fabricação de molduras, com ênfase na secagem. Como o principal defeito desta madeira, no contexto atual, é a presença de trincas superficiais, foi enfocado este assunto, bem como alguns fatores influentes. Dentre os objetivos, destaca-se encontrar algumas propriedades físicas e correlaciona-las, além de tempos de secagem até o aparecimento de trincas e estudar o gradiente de umidade influente neste momento. Para tal desenvolvimento foram utilizados os equipamentos de laboratório existentes na planta de Rio Negrinho da MASISA, tendo uma metodologia bastante apropriada para o estudo. No presente trabalho foram encontrados valores médios para a umidade inicial, massa específica anidra e contração máxima na largura de peças de madeira de Pinus taeda, sendo citados também a o desvio padrão e o coeficiente de variação. Foram correlacionadas algumas destas propriedades físicas, encontrando o nível de correlação existente. Compararam-se tempos de secagem até a formação de trincas superficiais, com relação a diferentes tipos de corte da madeira (radial com medula, tangencial juvenil e tangencial adulto) e diferentes larguras de tábuas (95, 121 e 135 mm). Encontraram-se valores médios para o gradiente de umidade máximo sem a presença de trincas superficiais para tais cortes da madeira e diferentes larguras de tábuas. Concluiu-se que madeiras largas têm maior probabilidade de trincar superficialmente, o mesmo acontecendo com madeira tangencial adulta. Também foi provado que madeiras com o corte radial medular, nas larguras estudadas, não apresenta trincas superficiais em suas caras. Foi provada a importância da separação de tipos de corte e largura de tábuas ao se secar madeiras, devido à diferença de comportamento na secagem. Este trabalho foi importante, pois prova a desigualdade da secagem de diferentes larguras de tábuas, o que era de certa forma esquecido no aprendizado de secagem quando se considerava apenas a espessura, existindo assim uma literatura sobre este assunto.

1. INTRODUÇÃO

Com diversas utilidades, a madeira pode ser explorada por diversos setores de negócios da cadeia produtiva, desde carvão, serrados, produtos de maior valor agregado, até papel, entre outros. Dada a importância, este material deve ter sua utilização adequada e sendo os desperdícios minimizados ao máximo.

Para a otimização de sua utilização foi perceptível no passar dos anos que a madeira seca tinha suas propriedades melhoradas, bem como maior facilidade no transporte e maior resistência a organismos xilófagos. A secagem é e importância impar na utilização de madeira com fins de fabricação de produtos de maior valor agregado.

O aumento na quantidade de câmaras de secagem de pinus de não mais que 50 ao final dos anos 80, para as atualmente estimadas em mais de 2.500, caracteriza o ramo como uma atividade em expansão. O aumento progressivo no consumo de madeira de pinus, principalmente ao final da década de 80, bem como as necessidades do cliente, relacionadas com qualidade de produtos de madeira sólida demandaram uma maior necessidade de pesquisa na área de secagem desta madeira.

Sendo as trincas superficiais o principal problema encontrado na secagem do pinus atualmente, estas foram enfocadas no tema deste trabalho. Responsáveis em grande parte pelo retrabalho, perdas e diminuição da qualidade, as trincas superficiais geram aumento de custos de produção e diminuição do preço de venda do produto acabado, sendo este um fator muito importante para o processo de fabricação de molduras.

Ao se conhecer processos e causas das trincas superficiais em Pinus taeda, bem como fatores que influenciam a secagem, torna-se mais fácil proceder eficazmente, a fim de amenizar, ou até mesmo eliminar tais defeitos originados.

Tomando-se em vista a necessidade de se melhorar o controle da secagem de pinus, visando uma melhor qualidade final do produto e a redução dos custos totais, defini-se neste trabalho os seguintes objetivos:

·Comparar as propriedades físicas de umidade inicial, massa específica e contração máxima na largura para madeiras de Pinus taeda de diferentes tipos de corte (radial com medula, tangencial juvenil e tangencial adulto);

·Correlacionar algumas das propriedades físicas estudadas e encontrar o nível de correlação;

·Encontrar o tempo de secagem em que aparecem as trincas superficiais para diferentes cortes e com diferentes larguras das tábuas, sob uma determinada condição de secagem;

·Avaliar a influência do gradiente de umidade na formação de trincas superficiais em madeira de Pinus taeda;

·Encontrar valores médios de gradiente de umidade que não geram trincas superficiais e compara-los entre os diferentes tipos de corte e larguras das tábuas.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.