As mães são capazes de escrever um livro sobre as fases de vida de seus filhos. Desde o nascimento até a fase adulta, as pessoas passam por diversas fases, mas o mais curioso é que de uma forma ou de outra, é comum que a maioria das pessoas passem por fases idênticas. Por exemplo, toda criança quando nasce pega mania de colo logo nos primeiros meses. È normal ouvir mães e pais reclamando que seus bebês dormem o dia todo e choram a noite toda. É a famosa fase em que os pais não dormem nada. Geralmente as mães e pais acabam discutindo bastante, pois o pai quer dormir porque precisa trabalhar descansado e a mãe quer dormir porque está esgotada de tanto passar a noite em claro e o dia lavando e passando roupinhas de nenê, amamentando, trocando fraldas, dando banho e fazendo dormir seu bebê. Mal passa essa fase, começa aquela em que a criança não consegue evacuar. Ela chora e se contorce tanto que dá desespero nos pais. Quando passa essa época começa aquela em que começa a surgir os dentinhos. A criança baba muito e leva tudo à boca (fase oral). Nesta época, que é uma das mais demoradas, eles têm diarréia e febre e ficam muito manhosos.

Existem ainda outras fases: engatinhar, andar, recusar alimentos saudáveis, assistir televisão, ouvir músicas infantis e aprender a cantar todas elas, os famosos “porquês”, enfim, momentos gostosos e momentos difíceis.

Complicado é quando eles se descobrem e passam a se esconder e “aprontar” suas artes. Nessa fase os pais devem estar bastante próximos a eles e conversar bastante com eles tomando o cuidado para não gerar traumas.

A pré-adolescência já começa a dar trabalhos diferentes. Os meninos ainda são muito infantis, mas já possuem muita curiosidade com a parte sexual e as meninas começam a se desenvolver, criando seios, definindo suas curvas e chamam mais a atenção. Começa a fase das paixonites.

A adolescência dá vazão à tudo o que leva à sexualidade. Nessa fase eles se acham adultos, os pais viram caretas, as mães são as pessoas mais chatas do mundo. Tudo o que é proibido é mais gostoso para eles. Os meninos paqueram, mais também curtem bandas. É comum eles se reunirem para tocar algum estilo musical e achar que ficarão famosos com isso. È a fase mais demorada da vida e a mais preocupante. Junto com os bailes existem as bebidas, as drogas, o fumo. Alguns deles nessa fase começam a fumar cigarro e viram eternos dependentes dele. Outros experimentam bebedeiras e criam perfeitas encrencas com os pais que os criticam por isso.

Quando os filhos alcançam a maior idade os pais respiram aliviados, mas não deixam de se preocupar. Os rapazes dessa idade que tiram habilitação e ganham um carro começam a pensar na estética do veículo. Querem rodas de magnésio, sons potentes, turbo, tunning, etc.

As namoradas são grandes aliadas nesse momento, pois fazem os rapazes maneirarem na bebida, reduzem as baladas com amigos, inibem as bandas.

Escolher a carreira a seguir é outro entrave, visto que o jovem adulto ainda não tem maturidade para saber o que quer da vida. Na verdade ele só pensa em sexo, lazer, baladas e muita cerveja. As moças, em grande maioria, sonham com o príncipe encantado, casamento, família.

Conheço uma mãe que mesmo com o filho completando mais de 40 anos ainda vive preocupada com ele, com sua vida conjugal que vive com altos e baixos, com os netos, etc.

“Ser mãe é padecer no paraíso!” – diz o ditado...Será?