Fases do luto e a Bíblia

A pesquisa foi necessária para que eu pudesse entender melhor o que estava acontecendo, a morte de alguém muito querido mexe com todo o organismo humano, é uma fase que altera o nosso emocional, os pensamentos perdem a coerência, você fica incrédulo, tudo passa na nossa mente e junto vem as perguntas e as afirmações: Por que meu Deus?Não é verdade, é mentira, dentre outras.

Então, lendo aqui e ali descobri que quando se perde um ente querido, passamos por cinco diferentes fases do chamado “processo de luto”: – A fase da negação: é nesse período que sua cabeça é bombardeada com as afirmativas, nada disso é verdade, eu não acredito, é só um sonho rui, um pesadelo, logo logo vou acordar e ele e/ou ela vai está aqui. – A fase da raiva: é um período em que você “evita falar sobre o assunto”, a maioria de seus pensamentos são recheados de raiva, ira, revolta, você sente vontade de gritar, de quebrar tudo a sua volta, de correr, correr tanto a até se cansar, e novamente aquele monte de questionamentos, por que isso foi acontecer logo comigo? Foi alguma coisa que eu fiz meu Deus, eu não aceito, Por que meu Deus? – A fase negociação: “Nessa fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Essa negociação geralmente acontece dentro do próprio indivíduo ou às vezes voltada para à religiosidade.” – A fase da depressão: esta é a pior fase, você sente vontade somente de chorar, de ficar isolada, não quer ver ninguém, tem insônia, não sente fome, sente taquicardia, sente falta de ar, parece desaparecer as forças do corpo, das pernas, sem falar que você é acometida de uma angústia, um medo de tudo e não sente vontade de fazer nada, as coisas que antes te davam prazer deixam de ter importância. – A fase da aceitação: Nesse período você já se permite pensar que chegou a hora dele(a), que você não é culpada de nada, foi por vontade de Deus que isso aconteceu, e que Deus sabe tudo, que todo mundo um dia tem que morrer, ele foi para o Céu e agora é seu anjo protetor e um dia você vai se encontrar com ele, pois ele vai estar lhe esperando quando esse dia chegar. Você já conversa com seus amigos sobre o assunto e se sente contente em falar da pessoa querida, dos momento de felicidade que passaram juntos, sente prazer em contar as proezas que ele fazia, pensa nele com felicidade, imagina que ele está feliz onde quer que esteja, come e dorme melhor, volta as suas atividades normais.

Conclusão: Foi preciso vivenciar esse momento tão difícil para descobrir que a perda de um ente muito querido nos deixa sem chão. Passei por todas as fases do enlutado, menos a fase da negociação. Na fase da depressão, precisei de ajuda médica, não comia nada, nem líquido tinha vontade de ingerir, sentia dor de barriga e ânsia de vômito só com o cheiro da comida, emagreci muito, adquiri uma gastrite nervosa, passei a tomar omeprazol e anti depressivo, e continuo tomando até hoje, mesmo depois de um ano sinto que é necessário o uso destes medicamentos, já tentei parar duas vezes, mais depois de um mês volta o estado depressivo, então afirmo sem nenhuma vergonha, que se é pra eu ter uma vida normal, ser aquela pessoa forte, cheia de vida, é preciso continuar tomando esse remédio a vida toda, eu tomarei, a minha paz de espírito é mais importante de que qualquer preconceito que eu possa despertar em alguém por causa do uso desses medicamentos. Ainda é muito doloroso, mas já consigo falar no meu amado pai sem sofrer tanto, prefiro pensar que ele é um anjo de luz, que me protege, que eu vou amá-lo para sempre e que um dia quando eu estiver bem velhinha, vai chegar a minha hora e eu vou encontrar com ele novamente e também vou ser mais uma estrelinha que brilha no Céu. Não procurei apenas a ajuda médica, busquei também ajuda espiritual, passei a ler a Bíblia com mais frequência, toda noite costumo ler pelo menos um dos Salmos: Salmo 23, Salmo 26, Salmo 70, Salmo 91 e Salmo 118: versículo 5 à 14. Deixo aqui o meu recado a todas as pessoas que sofrem uma perda, tenha fé em Deus, nunca culpe a Deus, isso eu não fiz , apenas perguntei a Deus por que? Leia os Salmos, busque ajuda médica, se preciso tome os medicamentos que lhe forem receitados, aceite que é um momento crucial e que é necessário a ajuda para que a gente não se enterre junto com o ente querido, é preciso a vida continuar, outras pessoas também precisam de nós, nossa família, nossos amigos e até mesmo um desconhecido, pois temos uma missão aqui na terra e precisamos cumprir essa missão.

Ireuda Barboza