Numa negociação de venda e compra de um negócio, o valor da transação é inicialmente estipulado pelo vendedor, o qual tem a expectativa de passar adiante o empreendimento por um bom preço; a expectativa de quem compra é igual - um preço bom -, mas sob sua ótica, valor justo que possibilite a recuperação do capital em menor tempo possível.
Enquanto o vendedor está focado somente no valor da venda, o comprador tem diante de si um leque de dúvidas e interrogações. Os dados fornecidos são confiáveis? Existem passivos ocultos? Há litígios trabalhistas e fiscais futuros? Há tempo suficiente para maturação da idéia e negociação? Que argumentos e fatos disponho para forçar baixa de valor? Qual seria a melhor forma de pagamento?
Como realizar o exame de uma empresa em vista? Como, em meio a bruma, exercer uma aproximação ao objeto em estudo de modo cauteloso, garantir uma dedução confiante, chegar a uma conclusão firme, sólida o bastante para uma decisão inabalável?
Para mantermos o domínio do objetivo traçado, devemos nos acercar da empresa de nosso interesse por meio de uma sequência de procedimentos que nos possibilitem o alcance da meta pretendida, e inicialmente nos valermos de números, indicativos, controles e checagem específicos. Essa série de passos deve ser operada com confiança, de modo perseverante e, sobretudo, mente aberta, sentidos em alerta, orientação flexível sem se desviar da programação e etapas necessárias, quais sejam:
a) entrevistar o dono ou vendedor da empresa;
b) visitar as instalações da empresa;
c) levantar a situação econômico-financeira;
d) organizar os dados econômico-financeiros obtidos e análise preliminar;
e) analisar a situação operacional;
f) analisar o posicionamento estratégico;
g) identificar os riscos do negócio;
h) efetuar planejamento e projeções do negócio;
i) estudar a situação econômico-financeira após as projeções;
j) verificar a viabilidade financeira do negócio;
k) determinar o custo do capital a ser empregado no negócio;
l) calcular o valor estimado do negócio;
m) executar atividades finais do processo de compra (documentação, negativas nos órgãos públicos, auditoria etc.).
Na entrada de sócio, o processo é semelhante.
Na abertura de empreendimento novo, a problemática pode ser até mais complexa, visto que inexiste o passado do empreendimento para uma mensuração objetiva e segura.
Em resumo, observações, números, projeções, análise e decisão.

É nossa intenção disponibilizar artigos resumidos sobre cada fase acima listada. O conteúdo mais elaborado e abrangente pode ser obtido no livro "COMO SABER SE UM NEGÓCIO É BOM (ANTES DE FAZER NEGÓCIO)" - autor Paulo Strelczuk - Editora Novatec.