FASES DO DESENOLVIMENTO INFANTIL       

SEGUNDO PIAGET

 sensório-motor (0 a 2 anos)

O período sensório-motor é denominado por Piaget como sendo o período mais primitivo do desenvolvimento cognitivo, porque as primeiras manifestações de inteligência do bebê aparecem em suas percepções sensoriais e em suas atividades motoras.

Piaget utilizou essa denominação, pois, é durante os primeiros anos de vida que o bebê primeiramente percebe o mundo e atua nele, onde coordena as sensações vivenciadas junto com os comportamentos motores simples, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária.

Nesse período, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo. Passam a agir não mais apenas por reflexos, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar. É subdividido em 6 subestágios. 10 Exercício dos reflexos inatos (0 – 1 mês) é caracterizado pela repetição dos esquemas motores inatos. Ex: comportamentos de respirar, de sugar o leite materno e de chorar.    

20. Reações circulares primárias ( 1 – 4 meses) formação dos primeiras estruturas adquiridas: os hábitos. Ex: quando o bebê faz algo intencional que o agrada/ atrai tenta repetir a ação.

30. Reação circular secundária ( 4 – 8 meses) – a criança já interage com o meio, envolve objetos externos.

40. Reação dos esquemas secundários- coordenação  ( 8 – 12 meses) – controle sobre a manipulação do meio externo. As crianças então conseguem coordenar esquemas elementares para conseguir algo que querem. Ex: agarrar um brinquedo.

50. Reações circulares terciárias -representação ( 12 a 18 meses) o inicio do desenvolvimento do pensamento simbólico, em que a criança realiza imagens mentais, ou seja, a capacidade de representar simbolicamente uma realidade mentalmente. Ex: aproxima um objeto puxando algo sobre o qual está situado.

6. Representação (18 a 24 meses) – representação dos objetos ausentes e de seu deslocamento. É a transição para o período pré-operacional. Ex: encaixar objetos numa determinada sequência.

CONCEPÇÕES  DE PIAGET

O ser humano tem uma capacidade única no mundo.

Piaget diz que todo conhecimento começa, tem sua origem em uma ação.

O sujeito constrói ( esquemas, estruturas) mental das ações.

Piaget preocupou-se bastante com a questão de como o ser humano elabora seus conhecimentos sobre a realidade, como acontece os processos de pensamento.

Para Piaget, a inteligência refere-se ao modo como o ser humano constrói seu conhecimento e assim se adapta à situações novas.

O real é o mundo dos objetos e acontecimentos, estruturados pela criança graças a aplicação de seus esquemas de ação – propriedades do objeto, a regularidade da natureza e o alcance e os limites de suas ações em relação ao seu mundo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SANTOS, Filomena. O desenvolvimento infantil de acordo com Piaget. Disponível em: <http://www.ppsj.org.br/o-desenvolvimento-infantil de- acordo-com-piaget. Acesso em: 05 de setembro de 2012.

TEIXEIRA, Liziane. B; NICOLINI; MAECIA; CLAÚDIA; MARIÂNGELA. Fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget: período sensório-motor. Disponível em: <http://www.lizianebt.vilabol.uol.com.be/sensorio-htm. Acesso em: 05 de setembro de 2012.

 Orientação: Profa. Samara Feitosa.

 Disciplina: Tópicos emergentes

 EQUIPE ORGANIZADORA

Alana

Maria Deuzirene

Mônica Taveira

Ozinei dos Santos Chaves

Vanusia

 

ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR DE JEAN PIAGET

Piaget formulou em 1923 sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem uma das outras através de estágios.

 

 

 

30 PED1/11N

2012