Farinha de pão. É tão natural usá-la que a maioria das pessoas nem nota o quão importante ela é para as receitas e para os estabelecimentos comerciais, principalmente para as padarias que, além do tradicional pãozinho de forno de padaria a matéria-prima é largamente usada para bolos salgados e muitas outras receitas que a criatividade do padeiro permitir.

A farinha de pão, também chamada de farinha de trigo, tem tradição milenar e com ela é  possível preparar diversas receitas. Hoje, o cultivo do trigo é realizado durante o ano todo devido ao auxilio de bons fungicidas para a preservação da planta, depois, a farinha de pão passar por um processo de moagem e peneiração para adquirir a textura como quando compramos.

Segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos brasileiros comem pouca frutas, legumes e verduras e fazem uma dieta rica em farinha de pão e outros alimentos que fazem parte da linha dos carboidratos, como arroz e batata.

A farinha de pão contribui para nossa alimentação porque este ingrediente é a base de nossa alimentação, pois é rico em carboidratos, vitamina B, ferro zinco e fibra alimentar. Contudo, deve-se alertar para o fato de que carboidratos em excesso causam sobrepeso porque biologicamente, o amido deste composto se transforma em açúcar em nosso organismo. Outro detalhe importante alertar é que pessoas alérgicas ao glúten não devem consumir a farinha de pão, visto que o trigo é rico nessa substância.

É claro que existem outros tipos de farinhas que podem ser usadas para elaborar receitas diversas na padaria, como a de mandioca, de rosca ou de banana verde, mas a farinha de pão é a que mais se destaca e garante o sabor único aos alimentos que só sua padaria pode ter.

Na padaria, utilize uma farinha de pão de qualidade, pois como ela é a matéria prima principal, o produto final pode desandar e não ficar com a textura e nem com o sabor esperado.