Tem muita gente por aí perdendo a família sem perceber. Família é como jardim, precisa de cuidados especiais todos os dias. Quando alguém não cuida com carinho de sua família, a perde um pouco mais, e muitos não conseguem entender em que momento aquela família tão feliz, tão unida e agradável se tornou um grupo de pessoas frias, distantes e desinteressadas.

Não devemos usar nossa família para alcançarmos objetivos, a família é o objetivo. Muitos trocariam a carreira brilhante que conquistaram, os bens valiosos que adquiriram e os amigos influentes que fizeram pelas suas famílias de volta. Isto porque tem muita gente que apenas convive com os membros da família, mas focam com determinação as conquistas externas. Um grande engano, se não cuidarmos da família todos os dias, ela "murcha", o jardim fica feio e deixa de exalar o suave aroma da harmonia e da cumplicidade.

Para cuidar da família não precisa ter muito dinheiro, não precisa trocar de carro todo ano e nem construir uma mansão, estas coisas só têm valor se houver, de fato, uma família por detrás delas, caso contrário, serão apenas posses inanimadas, sem vida e incapazes de alegrar e emocionar.

Para cuidar da família é preciso ter tempo, e como este está cada vez mais raro, é preciso "fazer" tempo, abrir mão de algumas coisas que são importantes, mas não imprescindíveis, a família é imprescindível. É preciso amar e demonstrar amor. A maior demonstração de amor por alguém é ficar com este alguém, mesmo que seja fazendo coisas extremamente simples e aparentemente sem importância, contudo perto um do outro. Cônjuges precisam se amar e se curtir, independente do tempo de casados que tenham, andar de mãos dadas (o carro separa os casais, pois ele evita o toque), beijar o rosto, afagar os cabelos e rir juntos. Os pais precisam olhar nos seus filhos e percebê-los. Como é difícil as vezes perceber os filhos, principalmente se estes já são adolescentes ou jovens. Filhos que se sentem amados e protegidos crescem e florescem como plantas em solo fértil.

Tem muita gente por aí perdendo a família. Eles estão investindo em outras coisas, muitas vezes com a boa intenção de se prepararem para viver dias melhores com os cônjuges e filhos, mas, para muitos destes, estes dias simplesmente não chegarão, e se chegarem, nem sempre a família estará lá para curtirem juntos.