Variação geográfica do original Sousa, sobrenome português classificado como sendo um toponímico, deriva do latim Saxa ( Seixos ou rochas ) é também o nome de uma espécie de pombo bravo, no século XI foi registrado como Sausa.Uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, traçada até Dom Sueiro Belfaguer, cavaleiro godo que viveu nos primeiros anos do século VIII. Dom Egas Gomes de Souza foi o primeiro a usar o sobrenome, por ser dono do Solar de Souza. Seu 12º neto foi Martin Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou o primeiro núcleo de colonização e donatário da capitania de São Vicente.
Martin Afonso de Sousa era primo de Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil. Procedem de Martim Afonso Chichorro e de Afonso Dinis, filhos de el-rei D. Afonso III, que casaram com duas netas de Mem Garcia de Sousa, neto do Conde D. Mendo, o Sousão, em quem veio ficar esta família. É solar desta família a vila de Arrisana de Sousa que fundou D. Favão Soares, tronco deste sobrenome.
No Brasil há Souza (de descendência espanhola) mais no sul e Sousa (de descendência portuguesa) no norte e sudeste. No nordeste, esse sobrenome é muito comum e já está no Brasil desde as primeiras povoações com as capitanias hereditárias com os parentes de Pero Lopes de Sousa, donatário que aqui não quis ficar mas deixou geração de mestiços com esse sobrenome Sousa. Depois os que vieram com Tomé de Sousa e, mais tarde os enviados pelos reis católicos de Portugal e Espanha para ampliar a fé, catequizando índios, já acastelanhados, os Souza. Em Pernambuco, existem Sousas e Souzas, do litoral ao interior, sendo que a maioria se encontra na Bahia, por onde primeiro entraram, daí tomando o rumo do sertão da Paraiba, do Ceará e Rio Grande do Norte.
Em Parnamirim há muito Sousa e Souza, remanescentes de trabalhadores na formação de fazendas do sertão da Paraíba que vieram para a região de Cabrobó, Salgueiro e Bodocó, principalmente para dedicar-se ao plantio de cebola e à criação de bode.