Família e escola: garantia de sucesso

Carolina Girardello Ballardin

Josiane Parizotto

Luciana Renata Polo

Luciane Beatriz Stedile

Marina Rech Pedrotti

Rafaela Menegon

Renata dos Passos Cioato

            Muito são os temas e as abordagens discutidas na área da educação. Habilidades, competências, interdisciplinaridade, o lúdico em sala de aula, a nova Base Curricular Nacional com seus pontos negativos e positivos mas muito necessária há tempos. Assuntos importantíssimos e de ampla discussão. Entretanto, algo não pode ficar de fora de nossos debates. Algo tão fundamental e importante quanto a reestruturação nacional da educação, que é a participação da família na vida escolar de seus filhos.

Infelizmente o que o se percebe, em alguns casos, é a pouca adesão da família no processo de aprendizagem. Há uma necessidade de analisar a frequência com a qual a família participa dos projetos na escola e buscar saber da aprendizagem e evolução escolar de suas crianças, pois muitas vezes esse encontro acaba ocorrendo somente mediante entrega de resultados ou de um chamado por parte da escola.

             A família é a base, o pilar primordial na formação de uma boa educação, pois parte dela o primeiro exemplo da vida em sociedade. Uma vez que ela é a base, os demais andares por aí advindos só serão sólidos o suficiente se essa base for segura e satisfatória.  Para TEDESCO (2002, p.36): “Essa erosão do apoio familiar não se expressa só na falta de tempo para ajudar as crianças nos trabalhos escolares ou para acompanhar sua trajetória escolar. Num sentido mais geral e mais profundo, produziu-se uma nova dissolução entre família e escola, pela qual as crianças chegam à escola com um núcleo básico de desenvolvimento da personalidade caracterizado seja pela debilidade dos quadros de referência, seja por quadros de referência que diferem dos que a escola supõe e para os quais se preparou”, ou seja,
forma-se aí a primeira ideia de cidadão.

Quando a família compreender a sua real importância no âmbito escolar, com certeza a educação no nosso país alçará outros resultados, resultados esses positivos e aos quais poderemos colher excelentes frutos.  Segundo SPODEK; SARACHO, 1998, p. 167): "O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal [...] Quando os pais iniciam uma parceria com a escola, o trabalho com as crianças pode ir além da sala de aula, e as aprendizagens na escola e em casa possam se complementar mutuamente".

Assim, quanto maior for o estímulo, a incitação e a busca pela participação da família na escola, maior e melhor serão os resultados obtidos por todos os envolvidos no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Professores, pais e alunos conseguirão, juntos, enfim alcançar o que há muito tempo vem sendo buscado por todos: um país mais igualitário, mais rico em saberes e com múltiplas habilidades, portanto, a chave para o sucesso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SPODEK, Bernard; SARACHO, Olívia N. Ensinando crianças de 3 a 8 anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TEDESCO, J. C. O novo pacto educativo: Educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 2002.