1. APRESENTAÇÃO


 

José Inklys Marcos de Araújo Sousa1

 

 

Nesse projeto apresentaremos um fato que não é tratado com muita relevância, tanto pelo governo como pela escola, causando um atraso significativo no desenvolvimento crítico intelectual do aluno. A família e a escola devem andar juntas, já que a base psicológica do discente é a família, se algo não está bem se o aluno está passando por alguma dificuldade na sua família, o mesmo não terá um bom desempenho acadêmico, já que para ter um bom desempenho nas aulas, não é necessário apenas um bom profissional passando todo o assunto referente ao ano letivo, e sim que o aluno esteja realmente interessado no conteúdo passado pelo professor, a família tem papel importantíssimo, ela tem a função de instruir o aluno desde o berço sobre as questões de sobrevivência no mundo capitalista em que vivemos, tendo em vista a sua carreira como futuro profissional, para isso esse projeto dá ênfase a parceria entre família e escola.


 

1Acadêmico do 4º período do curso de Licenciatura em Computação UEPB. E-mail:[email protected] Website: You Tutorial Online

 

 

2. JUSTIFICATIVA

 

O Brasil tem uma grande deficiência quando falamos em educação, principalmente quando os discentes que apresentam um baixo nível de aproveitamento nas aulas, mas porque isso acontece? Como resolver esse problema? Partindo de uma hipótese de que um bom desempenho do aluno está diretamente ligado a sua família, e que o mesmo dever ter uma boa condição psicológica para enfrentar as barreiras impostas pela vida, uma dessas barreiras é sua vida na escola, respondendo a primeira pergunta, o baixo aproveitamento nas aulas se dá pelo fato da falta de instrução do aluno, uma deficiência por parte da família, que não abres os olhos do discente sobre um bom conhecimento, e que futuramente ele passará a ser remunerado por esse conhecimento adquirido, ainda na primeira pergunta se sua família não tem uma boa estrutura, ou seja o pai se encontra desempregado, com problemas relacionado ou alcoolismo, drogas, e é agressivo, e de uma certa forma os seus filhos presenciam todo o que ocorre no meio familiar causando desequilíbrio emocional no aluno, o mesmo tem uma queda considerável no desempenho escolar. Respondendo a segunda pergunta, seria montado um grupo de profissionais, principalmente psicólogos e agentes sociais, os mesmos orientariam a família quando os problemas familiares forem solucionados, automaticamente o rendimento do aluno voltaria ao seu estado normal.

 

3. REVISÃO BIBLIOGRAFIA

 

Para se ter uma boa educação é essencial ao menos que se tenha a presença de sua família para acompanhar o aluno na escola, é indispensável que a família tenha uma participação na vida estudantil do aluno instruindo-o e preparando juntamente com a escola a regra do bem viver, as crianças depois que tem seus primeiros contatos com seus entes queridos, pessoas que certamente lhe ensinaram um primórdio do que significa a palavra vida, "Para educar uma criança é preciso toda uma aldeia" (Provérbio Africano). Desde cedo é praticamente obrigatório que a criança fique a par destes detalhes.

 

Em seu lar a criança experimenta o primeiro contato social de sua vida, convivendo com sua família e os entes queridos. As pessoas que cuidam das crianças, em suas casas, naturalmente possuem laços afetivos e obrigações específicas, bem como diversas das obrigações dos educadores nas escolas. Porém, esses dois aspectos se completam na formação do caráter e na educação de nossas crianças(SONIA, 2008: Art.).

 

Sem esquecer de explanar para a criança a importância da escola na sua vida, para que a mesma desde cedo comece a traçar seus objetivos pessoais quando futuramente se tornar uma pessoa adulta, e passe a frequentar a escola sabendo dos benefícios de ter uma boa educação, por exemplo: se uma criança passa a estudar, mas simplesmente não lhe deram nenhum motivo lógico para aprender aquilo, logicamente que ela não terá nenhum interesse em aprender sobre aquele determinado assunto, mas se a criança esta a par de todo o que ela pode ganhar com aquilo, claro que ela passará a ter uma maior atenção no assunto que está sendo ensina do a mesma.

 

Desde cedo, os pais transmitem à criança os seus valores, como ética, cidadania, solidariedade, respeito ao próximo, autoestima, respeito ao meio ambiente, em fim, pensamentos que leve essa criança a ser um adulto flexível, que saiba resolver problemas, que esteja aberto ao diálogo, às mudanças, às novas tecnologias (SONIA, 2008: Art.).

 

Um dos grandes problemas que é de suma importância para a sociedade é a resolução de problemas de origem familiar, que não é tão mencionada nos meios de comunicação em massa, estamos falando de famílias desestruturadas, que infelizmente dá a orientação aos seus filhos, jogam os menos como se os professores fossem resolver todos os problemas, os pais jogam os filhos nas escolas porque querem se ver livre deles pelo menos por um curto período de tempo, quando seus filhos se tornam alunos, levam os problemas de casa para a escola, ou seja deixam de obedecer um conjunto de normas de conduta adotado pela instituição de ensino, e passam a serem indivíduos agressivos e irresponsáveis, esse tipo de comportamento deve ser estudado tanto pela escola como pela família, caso contrário o aluno não irá conseguir adquirir os princípios morais para serem usados na sua vida profissional, pessoal e social.

 

A família que está desorganizada internamente não vai ter condições de fazer parte da formação do caráter e da autonomia da criança, diagnostica e psicológica educacional Danielle Ferreira Fázio. A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação do estado de Pernambuco, Aida Monteiro, reforça que “se o aluno tem um ambiente social e emocional equilibrado, especialmente na fase inicial de sua vida, isso terá repercussões positivas, pois são referências importantes para estruturar sua personalidade (JORNAL COMERCIO E ECUCAÇÃO: Art.).

 

O que seria uma possível solução é a própria família alertar aos professores e buscar ajuda de outros profissionais de outras áreas, para a resolução dos problemas familiares, sem esquecer que o professor deve ficar ciente dos problemas que aquele aluno passou, para que o mesmo possa ter uma maior atenção com aquele aluno, tendo como resultado a volta do seu rendimento escolar normal, se seu comportamento sadio. Os alunos afetados por esse tipo de problema familiar tem uma mudança crítica de comportamento, não conseguindo prestar atenção nas aulas, entram facilmente em crises nervosas de raiva, fúria, além de uma perda significativa com a interação com a sociedade e principalmente, uma grande inquietação e baixa autoestima, o que agrava mais ainda o estado psicológico do aluno.

 

As famílias precisam buscar apoio, e principalmente alertar os professores sobre os problemas por que eles passam para que os docentes fiquem cientes da situação do alunoe possam ajudá-lo, quando as crianças e adolescentes estão com dificuldades na interação como os colegas, desvios de comportamento ou dificuldade na aprendizagem o apoio de um especialista é fundamental. Auxiliamos o aluno diante de dificuldades a nível emocional, social e cognitivo (JORNAL COMERCIO E EDUCAÇÃO: Art.).

 

Depois que todo for solucionado pelos profissionais das áreas de psicologia e assistência social, o conjunto de ações do aluno voltariam pouco a pouco ao seu estado normal ou seja, seu comportamento se normalizaria, e a relação com o professor voltaria normalmente, seu desempenho nas aulas iria aumentando gradativamente, além de sua autoestima atingir seus níveis consideráveis, ou seja ele volta com força total a sua vida estudantil, contudo o mesmo futuramente se tornará o ótimo profissional da área que escolher atuar, a busca pelo primeiro emprego será apenas um detalhe, já que o mesmo foi bem preparado para isso.

 

4. OBJETIVOS GERAIS

 

Levando em consideração que o aluno deve ter uma base emocional, e ser bem instruído sobre as dificuldades da vida, essa instrução que somente sua família pode se responsabilizar por isso. Surge uma hipótese tem convincente que, se sua família está passando por algum tipo de dificuldade, isso refletirá diretamente no desempenho do aluno minimizando seu rendimento escolar.

 

4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Saber os motivos que levaram os alunos a se desinteressarem pela educação formal.

Refletir sobre a estrutura familiar de onde os alunos são oriundos.

analisar como é possível melhorar a interação aluno/escola.

 

4.2. PERGUNTAS

 

1. De zero a dez que nota você dá ao nível de conhecimento dos aluno?

2. Na sua opinião onde está o erro causado pela desmotivação dos alunos?

3. Qual seria a solução desse problema?

4. Você já notou algum aluno com distúrbio de comportamento? Porque?

5. Você já passou pela situação de algum aluno ou aluna passar por algum tipo de abuso? Comente:

6. Quando você participa de alguma reunião de pais e mestres o que é discutido normalmente nessas reuniões?

7. Mais ou menos quantos por cento dos pais participam das reuniões?

8. Nota-se que os pais estão interessados na vida acadêmica dos filhos?

9. O que você acha sobre isso?

10. O que você faria para melhorar isso?

 

5. HIPÓTESES

 

 A preparação familiar é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

A boa influência oferecida pela sua família refletirá diretamente em um maior aproveitamento nas aulas.

A orientação dos seus filhos sobre o quanto eles ganharão se tiverem uma conduta adequada na escola.

Ressaltar sobre uma boa certificação que o levara a ter sucesso na carreira profissional.

 

6. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

 

A princípio a metodologia usada no projeto será a experimental, onde será observado o comportamento do aluno em sala de aula, seu desempenho nas atividades, suas notas nas provas bimestrais, e principalmente como está sua vida social, seu relacionamento com os alunos, fazendo uma comparação com os demais discentes, caso seja notado alguma diferença entre os critérios citados anteriormente, deverá ser feito um estudo maior sobre aquele aluno, quando esse fato for algo consumado, ou seja, que realmente há algum problema psicológico com o discente, a escola solicitará a presença dos pais juntamente com uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, que buscarão uma solução para o problema.

 

8. RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

Segundo a pesquisa realizado na escola Ernestina de Araújo Silva, foi analisado pelas respostas dos entrevistados que há uma grande falha no sistema de ensino, tendo como referência as respostas dos entrevistados que deram uma média sete ao conhecimento dos alunos, esse resultado foi obtido segundo observações dos testes dos mesmos, e em sala de aula.

 

8.1. Falha no sistema de ensino

 

Onde estaria a grande falha no sistema de ensino? Isso foi perguntado a um dos entrevistados e ele deu como resposta a seguinte frase "um salário digno e a falta de material didático", existem outras opiniões que afirmaram que a falha no sistema educacional está na família, ou seja, a família deixa de participar da vida acadêmica do filho, desmotivando-o e não influenciando o aluno a aprender e se comportar na sala de aula, tornando mais difícil seu ingresso na sociedade, já outras pessoas colocam a culpa no sistema administrativo, e reclamam do baixo salário a da falta de apoio do estado, tanto de questões financeiras quanto de questões de infraestrutura.

 

8.2. Fatores que causam baixa produtividade no discente

 

Levando em consideração que a família é a base absoluta de todo e qualquer ser humano, se houver algum abalo nessa base o comportamento do mesmo também sofre algum dano, esse é o pior problema que um docente pode enfrentar em sala de aula, problemas de origem familiar são levados para a escola tendo como resultado o baixo aproveitamento nas aulas, como já foi dito anteriormente a família é a base emocional e psicológica de qualquer indivíduo, se a família desse indivíduo estiver passando por qualquer problema o mesmo não está apto para executar alguma tarefa, principalmente quando se fala em atividades de sua vida acadêmica.

 

8.3. Problemas mais comuns que podem afetar a base psicológica do aluno

 

Chegamos no ponto muito importante, foi perguntado aos entrevistados algo sobre problemas familiares e eles responderam que já passaram por vários tipos de situações. Um aluno "x" estava se comportando de modo estranho, um grupo de professores notou essa diferença, e passou a observar a possível causa do problema, no final foi detectado que o seu pai chegava embriagado em casa, e agredia sua mãe. Também existem vários outros tipos de problemas familiares que causam distúrbio de comportamento no discente, mas todos tem a mesma consequência, diminuir o rendimento escolar.

 

8.4.Possíveis soluções para o problema

 

Uma solução lógica para o problema seria a visita continua dos professores e gestores a casa dos alunos, isso teria um enorme impacto no modo de pensar dos alunos, ou seja com a visita dos grupo de discência, os alunos sentiriam uma maior presença da escola na sua vida. Outra solução bastante viável seria promover reuniões com psicólogos, professores, gestores, pais e alunos, com intuito conscientizar a grandeza de uma boa instrução acadêmica e a inserção do aluno no mercado de trabalho, isso faria com que os pais fossem mais presentes nas reuniões e incentivassem mais seus filhos.


 

9. CRONOGRAMA

 

 

 

 10. REFERÊNCIAS

 

SONIA SILVA. Educação, Escola e Família. Art. Informativo Eletrônico, 11 de setembro de 2008, disponível em <http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/educacao-escola-e-familia-481124.html#> acessado em 19 de dezembro de 2010.

 

JORNAL DO COMERCIO E EDUCAÇÃO. Mau comportamento pode ser reflexo de problemas familiares: A família que está desorganizada não vai ter condições de contribuir para a formação de caráter da criança. Art. Informativo Eletrônico. Disponível em <http://www2.uol.com.br/JC/sites/educacao_basico/desestrutura.html#> acessado em 19 de dezembro de 2011.