FAMÍLIA CANTARELLI

Cantarelli é sobrenome italiano, mas as primeiras citações sobre os Cantarelli remontam a Idade Média. Informações mais concretas podem ser obtidas a partir de meados de 1600, onde se pode encontrar a familia fortemente situada na região Emilia Romagna, provincia da Reggio Emilia, Itália, onde ainda hoje, os Cantarelli situam-se, mais especificamente nas cidades de Castelnovo di Sotto, Campegine, Gattatico e outras da região. De 1882 a 1900, quando houve a imigração italiana para a América, chegaram algumas familias, que partiram das regiões citadas (via porto de Genoa, na maioria). Os Cantarelli estabeleceram-se na maioria, no Rio Grande do Sul, na região central (na volta de Santa Maria). Outros foram para a Argentina (região de Tandil) e bem poucos para o norte e nordeste.
Gaetano Cantarelli,entretanto, veio antes da Imigração oficial, em meados de 1840 e foi para Pernambuco, no Nordeste, onde hoje tem uma grande descendência de sua união com Josefa Alves da Luz, em 1847. Através de Manoel Cantarelli e familia, tem-se informações que Caetano Cantarelli, casado com Josefa Alves da Luz Cantarelli, chegou ao Brasil em 1841, antes do forte da imigração Italiana e instalou-se em Recife, Pernambuco. A descêndencia de Manoel Cantarelli vem de Caetano Cantarelli, Eneas Alves, Anibal Alves, Manoel Anibal Cantarelli. Dos que vieram para o sertão para formar fazendas destacam-se os moradores na Fazenda Calumbi, situada na margem do Rio Pajeú, em Floresta, hoje município de Itacuruba. A tradição oral, transmitida pelos mais velhos, diz que o Coronel José da Luz era cearense e de família "nobre" ou "fidalga" daquele Estado e que tinha vindo para o Pajeú na 1ª metade do século XIX, aqui casando-se com Mariana, filha de fazendeiros.Parece ter chegado em Floresta entre 1817 e 1838 quando a Província do Ceará enfrentava movimentos revolucionários de maior importância histórica. Não se sabe ao certo se era Coronel da Guarda Nacional, criada em 1831 ou de alguma milícia, pois as fontes de informações são verbais, obedecendo à tradição oral de alguns descendentes. Sabe-se que gozava de alto conceito entre os seus descendentes que o descreviam como personagem de referência e destaque social na formação básica de sua família.
Segundo Magno José de Sá Araújo em seu livro sobre as famílias sertanejas da genealogia pernambucana, Caetano Di Cantarelli e Josefa Alves da luz casaram-se no Oratório Privado da Fazenda de José Alves da Luz. O casamento foi celebrado pelo Vigário Damaso D'Assunção Pires. A Certidão de Casamento foi conseguida através de Nivaldo Alves de Carvalho e Neide Rejane de Menezes Cantarelli. O livro onde consta o registro do casamento está, por questão de segurança, no IAHGP- Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano ( Livro de Casamentos n. 03, folha 74v. da Fazenda Grande, freguesia de Floresta-PE). Em Belém do São Francisco, Flores, Cabrobó e Floresta encontam-se representantes dessa família, inclusive em Terra Nova, Salgueiro e Parnamirim onde se dedicam à política, ao comércio e aos serviços públicos.