Uma Familia com vÁrias mulheres destemidas que desbravarm o sertão de Petrolina, ATRAVÉS DO TRABALHO NA ROÇA. Eram as famosas Dodora, Carmelita, Socorro, Elenita, Estelita e Dos Anjos, e Margarida (Migrou para o Rio de Janeiro). Bastante agitadas na região entre a caatinga, onde tem a fazenda Poço, lá passa bem perto um riacho que atravessa o sertão seco (região irrigada, ma não favoreceu a perenidade do riacho que poderai ser um dos maiores rios dentro do sertão), o investimento está centrado no canal, com o preço da ágau muito caro para os mais pobres.

ainda tem na região muitos pés de umbu, cachrro pelado tem sido remédio contra o câncer, umbu e aroeira. Na fazenda poço foi criada uma grande quantidade de gente que determinariam uma grade famiia cheia de energia que iria fecundar o Brasil. Eram muitas mulheres felizes, em torno de seu pai Jose Nascimento Barbosa. Com seus olhos azuis encantava a todos, seu semblante de profeta fazia sorri um anjo de Deus. Casado com Maria Martina Barbosa, mulher de luta que fez aprendizes as suas filhas lutadoras. Descrevendo o pouco o local onde forma criadas, vale lembrar que la havia um curral no quintal cheio de pedra, onde pela manhã a turma pegava leite para fazer queijo e vender nas feiras de Petrolina ou no Uruais. O leite de manhã vinha quentinho, pois as cabras eram escolhidas com cuidado. Logo cedo o nosso avô ia então para a roça plantar milho , abobora e feijão. Era o seu modo de trabalhar, colhendo sempre e fazendo roçado, apesar da seca, sempre estava la labutando, com seus filhos Joaquim e Jose Antonio (in memoria). Este migraram para Picos e outro para Paraíba. José antonio etoran e através da vedna na feira constrói mercantil, vindo a falência e aplicano em roças perto da roça de sua mãe, termina os dias de vida vendendo calçados.
Os filhos logo cedo foram para Petrolina, la foram para outros lugares diversos do Brasil, trabalhar no 2º BEC, José Antonio barbosa e Joaquim Barboas, foi então, a migração forçada por causa da seca e falta de políticas públicas para as familias da época difícil. Depois de muitos anos retornamos para ver o lugar que agora foi destruído pelo tempo, mas ainda há alguns lugares que rememoram a memória da gente ao retornar ao passado com se fosse hoje.

A Familia cresceu, a maioria mora na cidade grande, poucos ficaram na fazenda poço, Do Anjos casou com José de Isabel, tem filhos morando perto na sua fazendinha, mas a familia está em avanço e sendo um pouco dispersa, encontram com alegria na internet, seja por orkut ou outro meio de comunicação, aos poucos vai se encontrando quem jamais pensava em rever de novo. É possível uma reunião de todos ou de alguns para sentar e conversar e deixar rolar a vida dos Barbosa e Nascimento.

Minha irmã Neuma ficou muito feliz ao ver suas primas pelas redes sociais. Neumara visitou com o mue pai as primas de Petrolina, foi uma grande voalta que fez retornar as suas raizes. Deixou saudade e em breve pensa em construir uma nova casa em homenagem a Vovó e de Vovô.