Toda empresa quando contrata um novo funcionário deve fazer um pequeno treinamento, para que ele se acostume com a função que irá exercer,as diretrizes de funcionamento do espaço físico, em alguns casos até os conceitos de cultura da empresa.
O profissional deverá ser apresentado aos funcionários mais antigos do setor onde irá trabalhar e ganhar um tutor para tirar eventuais dúvidas, e de preferência sem ser sacaneado.
Em contra partida esperamos que este funcionário desenvolva sua função da melhor maneira possível, agregando valor,conhecimento ao grupo e se possível trazendo novas idéias , mesmo que estas não sejam aproveitadas.
Agora vamos ao quadro de falta de estrutura que é mais próximo da realidade de várias pequenas empresas que como eu já disse antes, não são as que aparecem nas grandes revistas e sites de economia. Quanto mais operacional é a função, menor são os requisitos para ser aprovado e acontece até de a pessoa apenas informar o nome, receber o aviso para trocar de roupa e começar a trabalhar, e aí você pode desconsiderar todo o procedimento descrito no início.
O novo funcionário é jogado no covil dos leões, geralmente tem pouco ou nenhum estudo, e as vezes não compreende o que tem que fazer e começa a ser ofendido, humilhado e até judiado pelos mais antigos. Como todos começaram da mesma maneira se acham no direito de fazer essas práticas com o novato, o que gera raiva, angustia,frustração e na maioria dos casos o faz desistir do novo emprego.
Resistindo a tudo isso, ele começa a conhecer outros tipos de dificuldades de estrutura física como:
. falta de um refeitório;
. um banheiro digno para usar, em certos casos faltam até espelhos;
. água potável de boa qualidade;
. vestiário com armários limpos;
. uniformes com botas para proteção;
.Um local limpo para esquentar suas refeições, já que este tipo de trabalhador nunca recebe Vale Refeição;
Eu já trabalhei em algumas empresas dessas e o que posso dizer que é desanimador, esse é um raio-x do que encontramos por aí. Outro ponto que eu quero colocar é que existem muitas pessoas que não se formaram, mas que estão atualizadas e interessadas em aprender novas técnicas de gestão, tecnologia, logística e que poderiam transformar por completo os locais onde trabalham.
Mas isso voltaremos a falar no futuro.

Visite:
http://alsnegocios.blogspot.com/