Seria cômico, se não fosse trágico, como anda difícil buscar  emprego na região, mas não podemos afirmar que a situação esteja assim em outras partes do país. Anda mais ou menos assim, se o cara é jovem, sem experiência e se sujeita a qualquer condição de trabalho pode até ser encaminhado para entrevista e acaba indo para determinada empresa, normalmente para telemarketing, onde “estará passando” por  treinamento, mas “logo estará sendo dispensado” por não atender esperadas metas do empregador.

Então vamos ao jovem capacitado, com cursos profissionalizantes,informática,  idiomas e tudo mais, mas que lhe falta saber  trabalhar, ter iniciativa, espírito de equipe, compartilhar conhecimentos. Bem, este, às vezes, com ajuda de um padrinho, até arruma emprego e fica até aparecer outro em que precise se esforçar menos e ganhar mais. Em meio ao processo de seleção, não é raro que muitos jovens produtivos e bem capacitados sejam excluídos e continuem penando em filas de desemprego.

Mas vamos então ao outro extremo, o  trabalhador que passou de  40 anos e olha que no Brasil a aposentadoria por tempo de serviço (com contribuição para previdência) é 30 anos de trabalho para mulheres e 35 anos para homens. Por idade 60 anos para mulheres e 65 para homens. Tem a aposentadoria proporcional, mas que é preciso fazer tanta conta que o candidato a aposentado precisaria contratar um matemático, mas e dinheiro para isso?

Se  estiver doente, para passar na pericia e ser considerado “apto” a se aposentar, o candidato tem a mesma chance  de ganhar na Mega Sena duas vezes por semana ou de passar no vestibular das grandes universidades públicas ou em exames da OAB sem sequer ter estudado.

Ah, mas tem também os trabalhadores experientes, muito bem preparados e que buscam emprego. Se estiverem acima dos 40 anos sequer são chamados para entrevistas e quando chamados são barrados pelo salário, com a velha desculpa de não se pode rebaixar a Carteira.

Sabe que é por isso que acho que, principalmente na vida pública, tem gente até aceitando cargo que nada tem a ver com sua formação técnica, isto é quando tem tal formação, não é? E os caras saem com aquele discurso que aceitou ganhar menos por amor a cidade.  

No meu caso e de muita gente que conheço, somos técnicos e bem capacitados, só falta  oportunidade, mas ela chegará e quem for meu amigo não me cite a frase atribuída ao Caetano Veloso: “ ou não” . Boa sorte aos que  estão empregados e aos que, assim como eu,  procuram trabalho.